COMANDO DO 9º DISTRITO NAVAL REINAUGURA SALÃO NOBRE COM EXPOSIÇÃO “BARCOS DA AMAZÔNIA” DO ARTISTA MOACIR ANDRADE




Um espaço para valorizar a arte e oferecer aos artistas a oportunidade de exporem suas obras, estreitando os laços entre a Marinha do Brasil e o meio artístico da cidade de Manaus é um dos pilares do Salão Nobre do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) reinaugurado nesta sexta-feira, 26 de novembro de 2015.
A reinauguração teve como destaques: a entrega da Medalha de Ouro de Honra ao Mérito da Academia de História do Amazonas ao Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith; a Exposição “Barcos da Amazônia” de Moacir Andrade e Noite de Autógrafos do Livro “Moacir Andrade Sob o Olhar dos Amigos – uma coletânea de depoimentos sobre o artista.
O Salão Nobre é um espaço anexo à Varanda Rio Negro que consiste em um resgate histórico de quadros, panóplias e tradições navais. Era utilizado como sala de reuniões, área de confraternização e sala de espera em solenidades. Desativado em 2013, foi reformado e reinaugurado com o propósito de fomentar a arte e a cultura no âmbito no Com9ºDN.
A Exposição “Barcos da Amazônia” foi uma forma de reconhecimento ao artista Moacir Andrade por todo o legado doado à Marinha do Brasil. A exposição consiste em 59 desenhos produzidos pelo artista ao longo de sua vida, desde quando era criança e morava no beiradão do Rio Solimões até a fase adulta.
Exposição “Barcos da Amazônia” de Moacir Andrade
As gravuras representam variados navios, barcos e canoas, além de procissões fluviais, festejos e cenas cotidianas dos Rios da Amazônia.
A noite contou ainda com a noite de autógrafos do livro “Moacir Andrade Sob o Olhar dos Amigos” - uma coletânea de depoimentos sobre o artista amazonense, colhidos ao longo de mais de 70 anos de carreira como artista plástico, escritor e professor. O livro reúne depoimentos de Intelectuais brasileiros, professores, políticos e amigos que reconhecem nos depoimentos, a importância da obra de Moacir Andrade.
O artista Moacir Couto de Andrade é um artista de rara sensibilidade, pintor, desenhista, escritor e professor amazonense. Nascido em 17 de março de 1927, portanto, com 88 anos de idade, coleciona inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Sua obra é de uma beleza incomparável e destaca-se pela grande relação com a natureza e paisagens amazônicas.

Fonte/Fotos: Tenente Andréa Brito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.