ACONTECEU: LIVRO “A QUEDA DO CÉU– PALAVRAS DE UM XAMÃ YANOMAMI”, FOI LANÇADO DIA 1 DE SETEMBRO EM SÃO PAULO.




Com 720 páginas, o livro foi escrito a partir de relatos de Davi Kopenawa, recolhidos em língua Yanomami pelo etnólogo Bruce Albert. Ambos são amigos há mais de 30 anos. O líder Yanomami relata sua história e suas meditações de xamã frente ao contato predador dos brancos com o qual seu povo teve de se defrontar depois dos anos 1960. Ao final, Davi alerta em tom profético que quando a Amazônia sucumbir à devastação desenfreada e o último xamã morrer, o céu cairá sobre todos.
No debate de lançamento da publicação, Kopenawa - que na língua yanomami quer dizer "marimbondo/vespa", aquele que não gosta quando mexem em sua casa -, lembrou que a invasão de garimpeiros ainda é uma realidade na Terra Indígena Yanomami, gerando degradação ambiental e graves problemas de saúde.
Davi frisou a importância da demarcação de terras, praticamente paralisada por pressão da bancada ruralista no Congresso Federal e alertou para os retrocessos em voga na pauta da Câmara dos Deputados e do Senado, como a PEC 215/00, PEC71/11 e PL1610.
"Esse livro é arma pra defesa do meu povo. A defesa da terra é um direito meu, mas branco não gosta porque atrapalha".
Assista trecho da entrevista de Davi Kopenawa ao ISA: https://www.youtube.com/watch?v=o6WX1Q46G0g&feature=youtu.be

Fonte/Foto: Instituto Socioambiental - ISA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.