TRÊS ANOS APÓS DERROTA NO PLEBISCITO, SEGUE LUTA PELO ESTADO DO TAPAJÓS
![]() |
| Icpet deve retomar coleta de assinaturas em todo oeste do Pará |
Encontro foi realizado na sexta-feira (20), com
lideranças da região.
Em votação unânime, ficou decidido que trabalho do
Icpet continua.
Após votação realizada na
última sexta-feira (20), em Santarém, oeste do Pará, durante um encontro
promovido pelo Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (Icpet), ficou definido
que a luta pela emancipação da região oeste do Pará continuará. De acordo com a
coordenação do Instituto, a decisão foi tomada de forma unânime por todos os
mais de 80 presentes na reunião, entre representantes das prefeituras e câmaras
dos municípios e de entidades de Santarém e região.
A partir desta decisão, a
reunião discutiu as ferramentas e o apoio que o Icpet precisa para dar
sequência aos trabalhos. De acordo com o presidente do Instituto, Edvaldo
Bernardo, existem três projetos já em andamento em prol da emancipação: a luta
para a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 327/2013 que propõe
que novos plebiscitos sejam realizados apenas na área que quer se emancipar, a
coleta de assinaturas para a aprovação dessa PEC em toda a região e outro
projeto que diminuiria a exigência da quantidade de assinaturas exigidas para
que a votação seja realizada.
Segundo Bernardo, as ações
nessas três diretrizes devem ser retomadas pelo Icpet com o apoio dos
municípios e de lideranças. “Recebemos o apoio de todos os presentes para que
possamos das continuidade aos projetos existentes. Tem a PEC que está em
Brasília, que muda a redação do artigo 18 da Constituição Federal para que a
consulta do novo plebiscito seja realizada apenas na área emancipanda, e a
continuidade com o clipping, que são as assinaturas para que a gente possa
também ter outro caminho. Temos também outro projeto que diminuiria o número de
assinaturas e que está na Câmara Federal”, explica.
De acordo com a direção do
Instituto, em 2015 a luta pela criação do novo estado completa 191 anos de
existência, levando em conta a data da promulgação da primeira Constituição do
Brasil, em 1824. Segundo o Icpet, foi naquele ano a primeira menção da criação
de uma província na região, que abrangeria inicialmente os municípios de
Parintins (AM), Santarém e Óbidos.
Em 2011, o Instituto
conseguiu a aprovação de um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) para a
realização de um plebiscito em todo o estado que perguntou se os paraenses eram
a favor ou contra a criação do Tapajós e do Carajás, outra unidade federativa
que compreenderia a região sudeste do Pará. Realizada no dia 11 de dezembro
daquele ano, a votação apontou que 78% dos votos foram contrários à redivisão
territorial do estado.
Fonte/Foto:
g1.globo.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário