FILHOTE DE ONÇA PRETA É RESGATADO DE CATIVEIRO EM BORBA (AM)



O resgate do animal começou na manhã desta quarta-feira (28), quando um agente de inteligência e uma bióloga do IPAAM embarcaram para o município
Um filhote de onça preta será trazido para Manaus, oriundo do município de Borba, a 151 Km da Capital, pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). O resgate do animal começou na manhã desta quarta-feira (28), quando um agente de inteligência e uma bióloga do Instituto embarcaram para o município.
O filhote foi encontrado em Borba, em um cativeiro no bairro Colônia, há três dias, durante uma operação de inteligência realizada pelo IPAAM para identificar ilícitos ambientais. No mesmo momento, os agentes do IPAAM fizeram o resgate do animal e o deixaram sob a guarda dos policiais da 9ª Companhia de Polícia Militar de Borba.
Com o apoio do Prefeito de Borba, José Maria Bahia, que disponibilizou o transporte aéreo ida e volta entre Manaus e Borba, o agente de inteligência e a bióloga calculam retornar para Manaus com o filhote na sexta-feira (30) no final do dia.
Enquanto ocorre o transporte para Manaus, técnicos da gerencia de fauna do Instituto analisam para onde destinar o filhote. Criada em fevereiro de 2013, esta é a primeira vez que a Gerencia de Fauna do IPAAM resgata um filhote de onça preta (pantera onça) e num município distante da capital.
“Faremos tudo para assegurar a vida deste filhote. Esta é a primeira vez que participo de um resgate de onça.”, comentou o agente de inteligência.
Segundo a bióloga, os primeiros cuidados são com a alimentação, por isso está indo pessoalmente para avaliar o filhote. “Uma alimentação imprópria nesta fase pode levar a uma disenteria que poderá até ser fatal”, disse ela.
O voo de Manaus a Borba é de 30 minutos e por isso foi feita a opção pelo transporte aéreo, pois outro tipo de transporte implicaria em mais tempo de locomoção e o filhote poderia não resistir.
O presidente do IPAAM, Antonio Ademir Stroski, vibra com o esforço da equipe do Instituto em interiorizar as ações de fauna, já realizando, em tão pouco tempo, operações complexas, a exemplo do resgate de um peixe-boi na Comunidade Dominguinhos, em Caapiranga, no ano passado.
“Agora estamos diante de mais uma situação até então inédita para nós em relação à fauna - o resgate, no interior, de um filhote de onça preta. Mas vamos nos desincumbir da tarefa muito bem graças às parcerias que estabelecemos com a Prefeitura de Borba e a Cia local de Polícia Militar. Temos a certeza de que não se alcança resultados em fauna sem parceria. Nossas boas-vindas a este filhote”, declarou Stroski.  
Perigos
Prender animais silvestres em casa é crime ambiental. Além disso, quando um animal vem da floresta pode trazer doenças como tuberculose, meningite e outras que ainda não são conhecidas, o que pode ser perigoso para crianças e pessoas de idade mais avançada. Além disso, eles podem morder em suas brincadeiras, o que pode causar infecções.
Para o animal também é perigoso. Muitas vezes a alimentação dada não tem todos os nutrientes que precisam, o que pode deixá-los fracos, doentes ou mesmo levá-los à morte.
O IPAAM lançou em junho de 2014 a Campanha #somostodosresponsáveis, orientando a população a não manter em cativeiro animais silvestres, dentre outras orientações importantes para a proteção à fauna silvestre.

Fonte/Foto: ACRITICA.COM/Divulgação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.