CELPA INAUGURA CENTRO DE OPERAÇÕES INTEGRADAS, EM BELÉM-PA



A Celpa dá mais um passo na melhoria dos serviços que presta aos clientes paraenses com a inauguração - nesta segunda-feira, 26 - do Centro de Operações Integradas (COI). Esse novo espaço, que funciona dentro da Sede da concessionária, em Belém, reúne em só local o Centro de Operações de Sistema (COS), Centro de Operações de Distribuição (COD) e o Centro de Operações Comerciais (COC), o que na prática, favorece toda a operação do sistema elétrico do Pará.
As ações desenvolvidas a partir do COI permitem maior agilidade no atendimento às ocorrências no sistema elétrico e consequentemente a redução dos eventuais desconfortos causados pela demora no atendimento.
Nesse novo espaço a Celpa também começa a trabalhar com uma base de dados georreferenciada, onde a concessionária consegue visualizar, por meio de coordenadas geográficas, informações sobre a rede de distribuição e a posição geográfica dos clientes.
Esse novo Sistema de Gestão da Rede de Distribuição, conhecido como Georede, faz parte dos investimentos da concessionária em uma tecnologia de última geração já em implantação e que até fevereiro de 2015 estará funcionando em todo estado.  Esse recurso tecnológico permitirá que, a partir de abril deste ano, a Celpa passe a trabalhar a transmissão de dados por meio de telefonia móvel e via satélite onde as informações serão despachadas às equipes de campo através de computadores portáteis disponíveis nas viaturas.
Dentro do COI, os profissionais terão o mapa do sistema elétrico do estado, sincronizados ao mapa do Google Earth, que permitem monitorar em tempo real as principais ocorrências no sistema elétrico, relacionadas à falta de energia. “A resposta vai ser mais eficaz para muitas situações. Por exemplo, se houver problema em uma subestação que atende a uma cidade, nós podemos ver no sistema e demandar mais rapidamente as equipes para o local”, explica Josino da Costa Neto, Executivo de Operações da Celpa.
Com essa nova tecnologia aliada à união em um só local do Centro de Operações de Sistema, Centro de Operações de Distribuição e o Centro de Operações Comerciais, a comunicação e articulação entre as equipes para as demandas ganhará mais agilidade e, com isso, a concessionária conseguirá reduzir ainda mais o tempo das interrupções. “Quando um cliente liga para a Central de Atendimento ao Cliente a reclamação é registrada em um sistema que nós acessamos. Então, logo após o registro já começamos a trabalhar para dar uma resposta. Acreditamos que agora o tempo de espera pelo restabelecimento do serviço irá diminuir consideravelmente”, finaliza Josino.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CELPA

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