A SAÚDE EM NHAMUNDÁ-AM: PREFEITO NENÊ MACHADO TERÁ REUNIÃO HOJE COM SECRETÁRIO DE SAÚDE, EM MANAUS



O prefeito de Nhamundá, Nenê Machado (foto), disse ontem ao blog deAmazônia que terá nesta quarta-feira, em Manaus, uma reunião com o secretário de Saúde, Wilson Alecrim a fim de tratar sobre o funcionamento do hospital coronel Pedro Macedo, do município. O hospital mantido pelo Estado em parceria com a Prefeitura, vinha funcionando precariamente com a falta de médicos e de alimentação para os pacientes.

Por telefone com a redação do blog deAmazônia o prefeito Nenê Machado disse que a alimentação dos doentes e o material de limpeza já foram adquiridos pela Prefeitura. Diferente do que o secretário de Saúde Enéas Cardoso falou ao blog, o prefeito disse que não poderia deixar o hospital funcionando em situação precária. “ Eu não poderia deixar o hospital, apesar de ser do Estado, funcionando no estado que estava. Eu pessoalmente tomei a frente da situação”, afirmou Machado.

O prefeito admitiu também que a cidade de Nhamundá enfrenta problemas com a falta de médicos. Nenê disse ainda que demitiu dois médicos porque, segundo ele, não queriam trabalhar e que agora está à procura de dois médicos cirurgiões para trabalhar em Nhamundá. “Esse será um dos assuntos que tratarei com o secretário Wilson Alecrim. Não temos médico cirurgião em Nhamundá. E é difícil conseguir porque a maioria dos profissionais quer ficar em Manaus”, afirmou. Em Nhamundá trabalham apenas 5 médicos para atender uma população estimada em 20.078 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE)

Nenê Machado contestou que a saúde esteja um caos. Ele falou que tão logo assumiu reformou todos os postos de saúde e levou profissionais de saúde para a zona rural, ação que, segundo ele, nenhum outro administrador tinha feito antes. “Reformei dois postos na saúde, na cidade, e três no interior. Até dentista em levei para a comunidade do Cutipanã, onde nunca nenhum outro prefeito levou”, completou o chefe do Executivo de Nhamundá.

A reportagem do blog deAmazônia esteve em Nhamundá e ouviu pacientes e funcionários dos hospital, que pediram para terem seus nomes preservados. Eles contaram que o Hospital Pedro Macedo estava entregue à própria sorte, sem médicos, sem alimentação para os pacientes, sem aparelhos e sem material cirúrgico de emergência e com falta de medicamentos. Eles relataram ainda que devido à situação crítica, os pacientes do hospital de Nhamundá estavam sendo transferidos para as unidades de saúde de Parintins. Até um recém-nascido de parto prematuro teve que ser mandado para a casa com a mãe porque o hospital coronel Pedro Macedo estava sem condições de atender os doentes.



Fonte/Foto: deamazonia.com.br   

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.