AMAZONENSE FAZ HISTÓRIA E MARCA GOL NA LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA



Nascido em Manacapuru, atacante Marcelinho, que atua na Bulgária, fez gol contra o poderoso Real Madrid
MANAUS – O atacante Marcelinho, do modesto time Ludogorets, da Bulgária, fez história na Liga dos Campeões da UEFA. Natural de Manacapuru (a 84 quilômetros da capital) o atleta de 30 anos tornou-se no primeiro jogador do Amazonas a marcar um gol na maior competição de clubes de futebol da Europa. Ele marcou o gol do time búlgaro na derrota para o Real Madrid, um dos maiores times do planeta, por 2 a 1.
Criado no bairro de Terra Preta, o mais antigo de Manacapuru, Marcelinho deu seus primeiros passos no futebol no Princesa do Solimões (1999-2000), time do município, e no Rio Negro (2001-2002). De lá, o amazonense rumou para a base do São Paulo, mas não se firmou. Após passagem por clubes menores do Brasil e pelo Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, Marcelinho fechou contrato com o Ludogorets na temporada 2011/12.
O auge do amazonense no futebol europeu veio nesta temporada, com a classificação inédita do Ludogorets para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Ele jogou os 90 minutos da partida de estreia, contra o Liverpool (derrota por 2 a 1), na Inglaterra.
Nesta quarta-feira (1), o manacapuruense conseguiu um feito ainda maior. Ele anotou um gol contra o todo poderoso Real Madrid, da Espanha, na derrota apertada do Ludogorets por 2 a 1. O último atleta do Amazonas a disputar uma Liga dos Campeões havia sido o meio-campista manauara Roberto Dinamite, que disputou a fase preliminar da competição pelo Rabotnicki, da Macedônia, na temporada 2008/09.
Orgulho
O diretor de futebol do Princesa do Solimões, o manacapuruense Rafael Maddy, afirma que o município mobiliza-se para acompanhar o 'filho' nos gramados da Europa. "Todos aqui em Manacapuru acompanham os jogos dele. A gente tem muito orgulho porque isso prova que o Amazonas tem qualidade. Um jogador que é daqui de Manacapuru e hoje tá na Liga dos Campeões fazendo gol diante do mundo inteiro. É um orgulho pra cidade, pra família dele que ainda mora aqui. Todo mundo fica orgulhoso de ter um representante num campeonato que qualquer jogador gostaria de disputar", disse à reportagem do Portal Amazônia.
Um dos maiores esportistas de Manacapuru, o lutador de MMA Ronys Torres, ex-UFC, também mostrou-se orgulhoso pelo feito de Marcelinho. "Nós estudamos juntos, na escola José Seffair, e jogamos juntos nos Jogos Escolares daqui de Manacapuru. Ele sempre foi um talento, o moleque jogava muito, era destaque. Acho que ele tem a mesma história que eu na luta. Eu arrisquei indo pro Rio [de Janeiro] e hoje graças a Deus sou reconhecido mundialmente. E com ele foi a mesma coisa. Ele acreditou no sonho dele, foi pra São Paulo e hoje a gente fica feliz por ele jogar contra os melhores jogadores do mundo", valorizou.
De acordo com o site oficial do Ludogorets, Marcelinho anotou 24 gols em 82 jogos nas últimas temporadas pelo time búlgaro. O atacante de 1,77 metros veste a camisa 84 no time, em alusão ao ano de seu nascimento.
Fonte/Foto: Portal Amazônia/UEFA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.