PARÁ SE DESTACA COMO DESTINO TURÍSTICO PREFERENCIAL NA AMAZÔNIA



Belém e seus atrativos naturais, como a natureza, foram apresentados como destino turístico de destaque na Expo Internacional de Turismo (Abav)
Referência mundial como a obra-prima da Amazônia, o Pará teve muito a festejar neste sábado (28), data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo e também do turismólogo. Afinal, é guardião de mais de 50% dos atrativos naturais de toda a Amazônia, fecha 2014 com um fluxo de cerca de um milhão de turistas, tem uma rede hoteleira com mais de 13 mil leitos e reúne cinco dos segmentos turísticos mais procurados do mundo: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.
São justamente essas características que dão vantagem e competitividade ao Pará que o público participante da Expo Internacional de Turismo (Abav), maior feira de turismo das Américas, procurou no estande paraense do evento, que começou no último dia 23 e se encerrou neste domingo (28), com a participação de cerca de 50 mil pessoas, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Entre os visitantes do estande, coordenado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), esteve um grupo de estudantes do curso de Agenciamento de Viagens, da Escola Técnica de São Paulo “Centro Paula Sousa”, que escolheram o Pará como case de estudos para criação de um roteiro.
“Nossa professora queria um lugar que tivesse a maior representatividade do patrimônio cultural material e imaterial, com diversidade histórica. Por isso escolhemos o Pará e destacamos em nosso roteiro de três dias o Complexo Feliz Lusitânia, o Ver-o-Peso, Mangal das Garças e outros lugares”, explicou Neide Barbosa, que estuda para ser guia de turismo.
Gilcione Batista nasceu em Santarém, mas há doze anos mora em São Paulo, e ajudou na pesquisa e elaboração do roteiro, que incluiu também a região turística do Tapajós, destacando Santarém e a vila de Alter-do-Chão. “Aproveitamos para destacar o Çairé, que ocorreu agora em setembro. Infelizmente tivemos que deixar a ilha do Marajó para outro trabalho, mas sabemos que é um lugar encantador”, disse Gilcione.
Ana Claudia Borges, que quer se especializar na área de receptivo de cruzeiros, incluiu essa tendência do Pará, que é dividido nas regiões de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. “Já sou apaixonada pelo Marajó mesmo antes de conhecer”, afirmou. O maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, segunda região turística mais procurada no Pará, depois de Belém, também está no imaginário da professora aposentada Clelia Martins. “Gostaria de conhecer a ilha do Marajó pela diversidade da flora e da fauna que ela guarda”, revela Clelia, que já tem planos para conhecer o Pará em 2015.
A empresária Magda Helena Hildevert é dona de uma franquia de comidas chinesas e planeja conhecer o Pará no próximo ano. Depois de experimentar o pato no tucupi em outro Estado da Amazônia e não aprovar a receita, ela está certa de que o prato típico paraense que integra o cardápio do Círio de Nazaré em outubro precisa ser apreciado em seu lugar de origem. “Quero ir ao Pará e conhecer a gastronomia, o Ver-o-Peso. A história do lugar do encanta. Meu marido também quer conhecer por ser originário do Japão e saber que lá há também produção de pimenta na colônia japonesa”, contou.
Sobre o pato no tucupi, Magda recebeu, no estande da Paratur, ensinamentos de um dos maiores especialistas em gastronomia do Brasil, o chef paulistano Ricardo Frugoli, que ministrou no sábado, no Espaço Gastronômico do Senac, um curso sobre a maniçoba para cerca de 40 pessoas. “Tive a sorte de conhecer o chef Paulo Martins, de fazer parte do projeto da Rota da Mandioca, que envolve Bragança e outras áreas produtoras de farinha no Pará, e posso afirmar que a gastronomia paraense é muito rica, muito atraente”, afirmou Frugoli, ao recomendar o Pará como referência da boa culinária do Brasil.
Negócios – O estande do Pará também recebeu centenas de agentes de viagens e operadores de turismo. Uma excelente oportunidade aos cerca de 30 agentes paraenses que integraram a comitiva da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-Pará) convidados pela Paratur para o estande. “Participei da Rodada de Negócios e consegui fechar pacotes turísticos com 18 empresas dos Estados Unidos, Portugal, Argentina e outros países. Esse contato é excelente para a comercialização dos produtos das regiões turística do Pará”, afirmou o diretor da Brazil Amazon Turismo, Alex Flávio.
A participação do Pará na Expo Internacional de Turismo é uma estratégia promocional da Paratur, que, este ano, segundo a diretora de marketing, Jacqueline Alves, participou de doze feiras no Brasil, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, entre outros destinos nacionais e internacionais.
“Nossa meta é tornar o Pará o destino líder em turismo na Amazônia, a partir da execução de ações de desenvolvimento, fomento, infraestrutura, promoção, divulgação, marketing, captação de eventos e inteligência de mercado, como preconiza o Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), lançado pela Paratur em 2011 e que vem sendo executado por nós e pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com essa finalidade”, afirmou Jacqueline, para quem o Pará tem muito a comemorar no Dia Mundial do Turismo,
O Estado guarda alguns dos mais significativos atrativos turísticos do Brasil e está hoje na rota de grandes companhias aéreas, abastecidas com voos diretos para a Europa, a exemplo do Belém-Lisboa, da TAP Portugal, e para os Estados Unidos, a partir do voo direto Belém-Miami, da TAM, entre outros que ligam Belém à Guiana Francesa e outros departamentos franceses, ao Suriname, entre outros.
O gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, avaliou de forma positiva a visitação dos profissionais de turismo no estande, onde, além do trabalho institucional, os agentes de viagens comercializaram seus roteiros no Pará. A divulgação também foi ampla, com a abordagem de mais de 100 profissionais de comunicação na sala de imprensa e também no estande paraense.
Fábio Ávila, editor em São Paulo de guias de turismo pela Empresa das Artes, comemorou o reencontro com a equipe do Pará. "Fechamos parceria para mais uma edição de um guia com municípios paraenses", confirmou ele, que vai executar o projeto promocional do Pará com apoio do Sebrae Nacional.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), Antônio Azevedo, avaliou positivamente a feira, que reuniu expositores de 65 países. "Foi muito positiva mais esta edição da Abav. Estamos consolidando os números de participantes, mas a avaliação já é positiva", afirmou ele, no fim da tarde deste domingo (28).
Fonte/Foto: Benigna  Soares - Companhia Paraense de Turismo

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