EM VISITA A SANTARÉM, "CICLISTA MALUCO" FALA DE ENCONTRO COM ATLETAS DE FUTEBOL


Ciclista exibe foto das pessoas e dos lugares por onde já passou.

Nascido em Santa Catarina, Janilton Ferreira percorre vários pontos do país sobre duas rodas. Ciclista conhece vários estádios e jogadores dos principais clubes brasileiro
O ciclista Janilton Ferreira, de 59 anos, é um apaixonado pelo esporte e resolveu fazer do ciclismo, sua vida. Natural de Itajaí (SC), ele afirma ter percorrido mais de 120 mil quilômetros sobre duas rodas. Para o ex- jardineiro, o desafio iniciou em 1986, quando um amigo o chamou para viajarem de Santa Cantarina até alguns países vizinhos. Foi ai que ele conheceu o Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. Gostou tanto que não parou mais. Vindo do Amapá, ele chegou a Santarém na quarta-feira (13), onde ele pretende ficar até o sábado (16).
No currículo, Janilton conheceu 24 capitais brasileiras, cerca de 2 mil cidades. O atual desafio começou em 19 de julho de 2012 no Arroio Chuí (RS). Já percorreu 14 mil quilômetros por diversos lugares, inclusive o Oiapoque (AP).
- Por mais que eu tenha cortado o Brasil do sul ao norte, ainda tem muito chão a ser percorrido e conhecer as capitais brasileiras que ainda faltam no meu currículo. Acredito que até em 2016 posso terminar a viagem, com o regresso a minha cidade natal-
Durante as viagens, o ciclista conheceu diversas personalidades da politica e artistas em geral. Em 2003, teve a oportunidade de visitar em Brasília, o então presidente da República , Luis Inácio Lula da Silva. O encontro rendeu o apelido que ele faz questão de ressaltar: ‘Ciclista maluco’. A relação com o esporte vai além do ciclismo. Ele tem um espesso álbum de fotos com muitas personalidades do esporte: Jornalistas esportivos, atletas, treinadores e outros.

Janilton e o goleiro Júlio César, no Rio de Janeiro.
- Na maioria das vezes, sou muito bem recebido. Tive oportunidade de conhecer muito lugares, principalmente estádios de futebol com o (estádio) Olímpico do Grêmio, no Rio Grande do Sul, que não está mais sendo usado pelo clube. Conheci muitos jogadores, entre eles o Cláudio Pitbul, Neymar, Elano, Alexandre Pato. Eles reconhecem o meu esforço e até me incentivam.
Apaixonado pela seleção brasileira, ele estava viajando durante a Copa do Mundo realizada no Brasil. Mesmo visitando lugares bem isolados, nos dias dos jogos da Brasil ele sempre dava um jeitinho de assistir aos jogos.  Sobre o 7 a 1 sofrido para a Alemanha nas semifinais, ele não esconde a tristeza pela forma como o sonho do hexa se desfez. Tinha certeza de que seríamos campeões mundiais. Seu Janilton aproveita para defender o goleiro da seleção brasileira, Júlio César, um de seus grandes ídolos.
- Estava em Macapá e sofri muito porque nada deu certo naquele dia. A sensação que tive é que poderia ter sido de uma diferença maior. A culpa acaba sendo coletiva, não adianta dizer que foi falha do goleiro Júlio César. Inclusive, tive o prazer de conhecê-lo e como flamenguista, tenho orgulho de dizer que um goleiro tão bom foi revelado pelo meu time. Do pouco que conversei com o Júlio, quando ele estava de férias no Rio de Janeiro, me pareceu um cara muito humano e passei a admirá-lo mais ainda.
Segundo o ‘Ciclista Maluco’ o maior perigo durante as viagens é a falta de estrutura das estradas e até mesmo o desrespeito de alguns motoristas com os ciclistas. Ele ressalta que o cicloturismo, modalidade que ele pratica, é uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo, mas que é algo arriscado.
- O Cicloturismo me possibilitou conhecer o Brasil e gosto muito do que faço.  As pessoas consideram que é loucura, mas nunca desisti e vou seguir viajando até morrer. Costumo dizer que o desafio do pedal é a morte e são muitos os perigos em cada viagem. A falta de ciclovias e acostamento nas estradas é deixa os ciclistas muito vulneráveis e alguns motoristas não respeitam que está em veículos menores. Teve uma vez que um caminhão veio em minha direção e só não atropelou porque me joguei no mato.
Os próximos destinos devem ser os Estados do Amazonas, Roraima e Acre. Manaus, Boa Vista e Rio Branco respectivamente, são as capitais que ainda falta conhecer.
Fonte/Fotos: Weldon Luciano – g1.globo.com/Gustavo Campos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.