SANTARÉM-PA FICOU SEM INTERNET POR HORAS ONTEM, TERÇA-FEIRA, 20

Somente serviços de operadoras de celulares estavam normais.
Dono de provedor disse que fibra ótica rompeu novamente.
O município de Santarém, oeste do Pará, voltou a sofrer com as falhas no serviço de internet nesta terça-feira (20). Desde que amanheceu, até por volta das 16h muitas empresas ficaram impossibilitadas de realizar atendimentos. Segundo o dono de um provedor de internet na cidade, Jeferson Zamier, a empresa responsável pelo serviço de transporte, Eletrobrás Eletronorte, informou que houve um rompimento na rede de transmissão.
O problema é recorrente na cidade e prejudica praticamente todos os segmentos. A gerente administrativa de uma empresa de cursos profissionalizantes, Débora Martins, relata as dificuldades que passam quando há falha no acesso à internet. “A empresa fica 90% parada porque nosso sistema é online. Por sermos uma franquia, dependemos do banco de dados que fica em Campinas (SP). Temos métodos paliativos, como modens, mas quando a fibra ótica para, eles param também ou ficam muito lentos como hoje. A gente tem um grande prejuízo porque paramos de ter atendimento mais rápido para optar por métodos manuais e complica muito. E muitas vezes os clientes não entendem”, afirma.
A internet chega a Santarém através de cabos de fibra ótica que ficam no prédio do Núcleo Integrado de Operações (Niop), e de lá é distribuída para todas as operadoras. Durante a manhã, dois técnicos da Eletronorte realizaram manutenção nos cabos, mas não tinham autorização para dar entrevista.
Zamier adiantou que o problema ocorreu no município de Altamira e acredita que foi ocasionado porque estão fazendo a duplicação da rede. “O problema ocorreu em Altamira. Houve um rompimento do cordão ótico da fibra e o pessoal está recuperado a rede. Provavelmente o motivo disso foi uma ampliação que estão fazendo na rede. Os engenheiros estão aqui hoje e estão migrando a rede de um giga para 10 gigas. Estava tudo certo e amanheceu desse jeito. Mas uma equipe já está lá fazendo a fusão”, esclarece.
O G1 fez contato com a assessoria de comunicação da concessionária de serviço público de energia elétrica, Eletrobrás Eletronorte, para saber oficialmente os motivos das falhas no fornecimento de internet e aguarda resposta sobre assunto.

Fonte/Foto: G1 PA/Reprodução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.