CELPA PROMETE MELHORIAS PARA USUÁRIOS NO ESTADO EM BREVE
Concessionária firma acordo para melhorar cálculo da
conta de luz
A Celpa (Centrais
Elétricas do Pará) assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o
Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria de Justiça de Direitos do
Consumidor, na pessoa da promotora Joana Chagas Coutinho, através do qual se
compromete a não "faturar mais de um acúmulo [de contas] no período de 12
meses". Pelo documento assinado, a distribuidora de energia elétrica do
Estado fica obrigada a encaminhar "todas as faturas de 'acúmulo de
consumo' no município de Belém através de agentes negociadores que deverão
esclarecer a situação ao consumidor, oportunizando a ele parcelamento da fatura
em período não inferior ao dobro dos meses acumulados em sua fatura", haja
vista que "o consumidor não pode ser surpreendido com sucessivos acúmulos
de consumo em sua fatura".
No TAC, a promotora Joana
Coutinho pontua as sucessivas reclamações de consumidores contra a Celpa, junto
ao Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Pará (Procon-PA),
em face à abusiva cobrança de faturas acumuladas, a exemplo do que aconteceu
com a Unidade Consumidora 1.973.185 que, de maio de 2013 a fevereiro deste ano,
manteve a leitura entre 233 a 269 quilowatt-hora (Kwh). Em março deste ano,
baixou para 61 Kwh sem que se possa afirmar que a Celpa tenha feito a medição.
Em abril, voltou aos 226 Kwh (dentro da média até então registrada) e, em maio,
a fatura mostrou consumo elevado de 497 Kwh, provavelmente repondo o que teria
faltado em março.
Além da promotora Joana
Coutinho, assinam o TAC, o diretor do Procon, Raimundo Sabbá Guimarães Neto, e
os diretores da Celpa, Augusto Dantas Borges e Mauro Chaves de Almeida.
Pelo TAC, a Celpa, além de
não poder mais faturar acúmulos de contas, também se compromete a firmar convênio
com órgão competente, credenciado junto ao Inmetro, para oferecer ao consumidor
a oportunidade de acompanhar as avaliações e perícias nas unidades
consumidoras. Também está comprometida a informar ao consumidor, sempre que
constatar irregularidade nos medidores, para que esse possa acompanhar a
avaliação técnica de seu medidor. A empresa também deverá zelar para que reduza
o número de reclamações em até 30% junto ao Procon, bem como fazer
investimentos de até R$ 100 mil na melhoria do espaço físico do Procon. Como há
um grande número de reclamações contra a Celpa, esta deverá, ainda,
providenciar um espaço para "Conciliação das Empresas" que atenda aos
legítimos direitos dos
consumidores, inclusive
designando funcionários próprios para interagir com os clientes.
Em caso de descumprimento
do Termo de Ajustamento de Conduta, a Celpa será multada em 200 UPFs (unidade
padrão fiscal), o que acontecerá após a empresa prestar seus esclarecimentos
para a eventual falha, além da "execução judicial específica do presente
Termo de Ajustamento de Conduta", que tem prazo de dois anos e, cumpridas
todas as cláusulas, será emitido o certificado, com o consequente arquivamento
de todos os processos administrativos, assim como o procedimento administrativo
preliminar.
MEDIDAS
Em nota, a Celpa informou
ontem que uma das considerações do acordo "é que a concessionária adote
medidas que visem melhorar ainda mais o atendimento aos clientes, o que já vem
sendo adotado pela empresa desde que a nova gestão assumiu como, por exemplo, a
realização de reformas nas agências de atendimento em todo o Estado que já
ajudaram a reduzir em 25% a espera do cliente. Somente em 2013, foram
inauguradas cinco e reformadas 12 agências. Além do horário de atendimento nas
agências das principais cidades que foi ampliado até às 17h.
A Celpa também realizou
investimentos na Central de Atendimento (0800 091 0196) que funcionava no Mato
Grosso do Sul e desde o ano passado funciona na capital paraense em toda sua
totalidade. Atualmente, mais de 90% dos clientes são atendidos em até 30
segundos, índice acima do que é determinado pela Aneel, e o objetivo da empresa
é melhorar ainda mais.
A empresa destaca ainda
que trabalha com serviço e as equipes das empresas parceiras estão sendo
treinadas e capacitadas constantemente para melhorar o atendimento aos
clientes. A Celpa trabalha para cumprir sua missão que é desenvolver o Pará
levando energia com qualidade e responsabilidade social para a população do
Estado".
Fonte/Foto: ormnews/Wagner
Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário