5 DESCALABROS DA GESTÃO PÚBLICA EM JURUTI-PA

Marquinho Dolzane: a criatura. Atrás dele, o ex-prefeito Henrique Costa (PT), o criador
Na próxima semana (dia 13, terça-feira), populares planejam uma passeata pelas ruas de Juruti em protesto à gestão do prefeito Marquinho Dolzanes (PSD), no cargo desde 0 dia 1º de janeiro de 2013 – antes, por 8 anos, ele foi vice-prefeito.
A iniciativa é do movimento “Acorda Juruti”.
O blog, em conversa com lideranças do movimento, enumera abaixo 5 dos vários problemas que hoje afligem os quase 48 mil habitantes que moram no município.
*
1. Falta de transparência na aplicação dos recursos públicos. Só a Alcoa, em 2013, repassou à Prefeitura de Juruti cerca de 10 milhões de reais referente apenas a dois impostos – ISS e IPTU. Por lei, o município teria que disponibilizar na internet as contas (receita e despesas) do município. O prefeito ignora essa lei.
2. A limpeza urbana da cidade é deplorável. Até lixo hospitalar é encontrado no meio da rua.
3. O funcionalismo público municipal vive ao sabor do improviso e humor do prefeito. Não existe PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração). Não há reajuste salarial para categoria há cerca de 10 anos.
4. A gestão da Saúde é caótica, a começar pelo HMJ (Hospital Municipal de Juruti), onde não existe sequer uma incubadora. Os postos de saúde, por sua vez, estão em grande parte com a estrutura física comprometida. O prefeito prefere investir na compra de passagens aéreas e fluviais para que os pacientes façam tratamento em Santarém ou no Amazonas.
5. A malha viária do município, urbana e rural (vicinais), tem sido relegada ao abandono. As ruas pavimentadas começam a apresentar problemas de trafegabilidade, pois não há serviço de manutenção e reparos.

Fonte/Foto: jesocarneiro.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.