EM MANAUS, JOSÉ MELO É EMPOSSADO NOVO GOVERNADOR DO AMAZONAS

Omar Aziz deixa o Governo do Estado para disputar vaga no Senado Federal.
Ex-governador evitou falar sobre apoio a José Melo nas próximas eleições.
O vice-governador do Amazonas, José Melo (PROS), foi empossado no cargo de governador do estado na noite desta sexta-feira (4). Omar Aziz (PSD) passou a faixa a Melo durante cerimônia realizada no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. Veja galeria de fotos da posse.
Omar deixa o governo do Amazonas para tentar vaga no Senado nas eleições deste ano. Ao chegar no Teatro Amazonas, Aziz falou sobre sua saída e relembrou o período em que esteve no cargo de governador. "De maneira geral, meu governo foi um governo de diálogo e paz. O governo sempre se antecipou as greves e evitando conflitos ao longo da gestão", ponderou.
Apesar de já ter afirmado que será candidato, Omar Aziz evitou falar sobre apoio ao novo governante, José Melo, em uma possível candidatura nas próximas eleições. "O momento é do José Melo e não de falar sobre futuros apoios", afirmou.
Antes de começar a cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, disse que o momento é de reflexão. Para ele, Melo não deverá fazer grandes mudanças no Governo do Estado. "Se houver algo, ele provavelmente deve colocar pessoas que já fazem parte da secretaria, técnicos da secretaria. É o mesmo governo, apenas trocou de mãos. A Assembleia vai manter o dialógo com o governo que sempre teve. Não acreditamos em mudanças radicais", disse.
A sessão solene foi aberta às 20h pelo presidente da Aleam, o deputado estadual Josué Neto. Ainda como governador do Amazonas, Omar Aziz, discursou, relembrando a trajetória política e a chegada da família Aziz ao estado.
Omar ressaltou as principais ações executadas ao longo dos últimos 3 anos e três meses de mandato. Dentre elas, a criação do programa Ronda no Bairro, as promoções de servidores da educação e professores, a construção de dez hospitais e duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), a implantação de uma Clínica de Reabilitação de Dependentes Químicos e a conclusão da Ponte Rio Negro. 
“Não fiz tudo, o tempo foi curto. Ainda há muito que se fazer porque as demandas são muitas, mas saio com sentimento de dever cumprido e de cabeça erguida. Não deixo inimigos, talvez adversários”, afirmou o ex-governador.
Após a leitura da carta de renúncia de Omar Aziz, o novo governador falou da infância, da vinda do interior para Manaus com família e do começo da vida política, que segundo ele, ocorreu em virtude do incentivo dado pelo ex-prefeito de Manaus Amazonino Mendes. José Melo disse que considera Amazonino como “pai na política”.
“A minha angústia é de como conseguir substituir o governador mais bem avaliado do país. Vou fazer o máximo para se assemelhar ao Omar. Continuar parcerias com Prefeitura de Manaus e os prefeitos dos municípios do interior. Sou servidor público que chega ao governo para servir”, enfatizou o novo governador, acrescentando que não pretende tratar de alianças políticas com prefeitos nos próximos 90 dias.
Já empossado, José Melo concedeu a primeira entrevista coletiva e descartou realizar mudanças no secretariado do governo do estado. De acordo com o governador, apenas três pastas deve ter alterações porque os titulares se candidatarão nas eleições.
“Os novos secretários? São todos os velhos secretários, que são amigos e parceiros. Os que saíram foi por vontade própria: Eron Bezerra [Secretário de Estado da Produção Rural-Sepror], Alessandra Campêlo [Secretária da Juventude, Desporto e Lazer do Amazonas-Sejel] e fiquei sabendo também da saída do Valdelino Cavalcante [presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável-ADS]”, afirmou José Melo.
Trajetória
José Melo de Oliveira nasceu em Eirunepé, no interior do Amazonas, tem atualmente 67 anos de idade e é economista formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Também conhecido como professor José Melo, o novo governador foi eleito deputado federal duas vezes consecutivas, permanecendo na Câmara dos Deputados no período de 1995 a 2003.
Melo já assumiu as secretarias das áreas de Educação, Cultura, Desenvolvimento Agrário e Interior em diferentes administrações estaduais. Ele presidiu também a Superintendência de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH). Em 2002, José Melo se tornou deputado estadual e cumpriu mandato até 2007. Em 2010, foi eleito vice-governador.

Fonte/Foto: Adneison Severiano - G1 AM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.