NO AMAZONAS, CENÁRIO ELEITORAL MUDA ATÉ MAIO COM A DANÇA DOS PARTIDOS. E MAIS ...

Quando maio chegar, é possível que o cenário eleitoral esteja montado e no tabuleiro apenas cinco pré-candidaturas. Eduardo Braga, José Melo, Hissa Abrahão, Rebecca Garcia  e Herbet Amazonas. Rebecca e Hissa dependem de composições complexas - do PSDB com o PP, ou do PPS com o PSB,o que torna o futuro dos dois pré-candidatos incerto. Para fazer parte do tabuleiro final, tanto Rebecca quanto Hissa  dependem desses de acordos nacionais nem sempre  respeitados a nivel local.
HARMONIA COM O GOVERNO
No encontro que teve com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o prefeito Artur Neto destacou a harmonia entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus na execução das obras da Copa de 2014. Como anfitriões do representante da Fifa, Artur e o vice-governador José Melo mostraram que estão afinados.
@@@
Melo  Sabe que não poderá contar com uma aliança oficial com o PSDB, visando a sua candidatura à reeleição, mas quer tê-lo a seu lado no embate mais duro da campanha, na capital, contra o mais provável adversário, o senador Eduardo Braga.
 CPI DA PEDOFILIA
 A reunião para definir os rumos da CPI da Pedofilia, marcada para as 10h de ontem, não teve quórum e o presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto decidiu acatar uma decisão do plenário e fazer uma reunião administrativa para avaliar a necessidade de recorrer à Procuradoria da casa para ter um parecer técnico jurídico. “É uma medida sensata para que não se inicie o processo com algum vício de trâmite”, disse. Entre outras coisas, a Procuradoria vai dar parecer sobre a judicialização do processo de investigação dos crimes de exploração sexual e pedofilia que envolve o prefeito de Coari, Adail Pinheiro.
FORÇA-TAREFA
Na ida a Manaus e Coari, os deputados da CPI da Pedofilia da Câmara Federal serão acompanhados de uma força-tarefa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), do Conselho de Defesa da Pessoa Humana e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A relatora da CPI, deputada Liliam Sá (Pros/RJ), disse que o CNJ já está ciente de indícios de favorecimento a Adail Pinheiro e dos casos de ameaça de atentado contra adversários do prefeito.
FARPAS ENTRE SINÉSIO E CASTRO
Os dois deputados que começaram a se estranhar na semana passada a respeito da CPI da Pedofilia, Luiz Castro e Sinésio Campos voltaram ontem a trocar farpas. Autor do pedido da CPI, Castro quer a agilização do processo e um posicionamento firme da Assembleia Legislativa em relação ao prefeito de Coari, Adail Pinheiro, que já está preso. Já Sinésio, que também assinou o requerimento, não está mais muito certo da necessidade de se criar a comissão investigativa, uma vez que o caso está tramitando no Ministério Público e na Justiça estadual, e na CPI da Pedofilia nacional e na Justiça federal.
SONHO DE PETISTA
Para o deputado José Ricardo, o sonho do PT no Amazonas é que os avanços alcançados no âmbito nacional sejam repetidos no Estado, e o desafio para ele “é termos nossa candidatura, temos que dar este passo”. Mas por enquanto vai ficando mesmo no sonho, já que o desafio não é uma coisa que os petistas amazonenses gostem de enfrentar. Eles preferem se “aninhar” nas alianças governistas e manter os ganhos em dia, sem grandes preocupações.
BR INTERDITADA
 Desde ontem pela manhã, a BR-317, que liga os municípios de Pauini e Boca do Acre e daí ao Estado do Acre, está totalmente interditada, segundo o deputado Francisco Souza. A situação dos municípios no alto Juruá é preocupante e os prejuízos econômicos e sociais são grandes, afirma o deputado.
TONY, O MAROMBEIRO
 Interiorano acostumado e ficar na “maromba” durante a cheia grande, o deputado Tony Medeiros pediu ontem mais ação do governo na prevenção ao fenômeno que já começa a atingir alguns municípios.  Disse que até ontem dez municípios já se encontravam em emergência e as chuvas estão mais constantes e com grande precipitação. “E a nossa missão é estar tentos a essa possibilidade de calamidade. Ano passado o Estado só agiu quando muitas casas já estavam alagadas”.
Redução da maioridade penal intimida governo
Inserida na pauta de prioridade do governo das matérias a serem apreciadas no Congresso Nacional neste semestre, a redução da maioridade penal preocupa o governo federal pelas possíveis consequências sociais. A informação é do líder do governo no Senado, senador Eduardo Braga (PMDB). Enquanto isso os menores vão continuar impunes, mesmo que matem, roubem e estuprem.
ORGULHO DO FILHOTE
O secretário da UGP-Copa, Miguel Capobiango, deve estar orgulhoso da obra quase finalizada da Arena da Amazônia Vivaldo Lima. Tanto é assim que nesta quarta-feira ele convidou os conselheiros e auditores do Tribunal de Contas do Estado para visitar a versão 2014 do Vivaldo Lima que vai sediar jogos como Inglaterra e Itália no mundial deste ano.
CONTRA A CARGA TRIBUTÁRIA
Diz o deputado federal Átila Lins (PSD) que a carga de tributos paga pelo brasileiro em medicamentos corresponde a 37,2% do preço final e é uma das mais altas do mundo. Lins apresentou projeto de lei nesta terça-feira, 18, para reduzir em 50% a parcela de impostos nos medicamentos.
Moção seis meses antes do aniversário
O vereador Amauri Batista Colares (Pros) tentou fazer média na sessão de segunda-feira da CMM mas se deu mal. Propôs moção de parabenização ao bairro Alvorada pelo aniversário que, diz ele, seria no dia 18 de janeiro. Só que o vereador João Francisco Miranda Soares, que mora no bairro, o corrigiu ao informar que o aniversário é no dia 2 de junho e se respaldou na “História dos Bairros”, publicação da Prefeitura de Manaus.
Fonte/Arte: Portal do Holanda



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.