CHEIA: RIO NEGRO SOBE MAIS DE 3 METROS EM MANAUS DESDE INÍCIO DO INVERNO AMAZÔNICO

Rio Negro, com o centro de Manaus-AM ao fundo.

Apesar do nível de chuva abaixo do esperado em dezembro e janeiro, cota do rio está em 22,82 metros
MANAUS - Três metros e quarenta e quatro centímetros é quanto o nível do rio Negro subiu desde 5 de novembro de 2013 até esta segunda-feira (20), segundo a medição diária feita no Porto de Manaus, no Centro da cidade. Novembro marca o início da subida do rio e desde o dia 5 a cota do rio Negro só aumenta - sinal do começo do inverno amazônico. Segundo avaliação do superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Manaus, Marco Antônio, a subida das águas está em um patamar considerado normal para o período e "ainda é cedo para dizer se teremos uma grande cheia".
A elevação do nível do rio, mesmo com volume de chuva abaixo do esperado para dezembro e novembro, deixou o rio Negro em 22,82 metros nesta segunda-feira - 17,76% acima da medição de 5 de novembro (19,38 metros).
De acordo com Antônio, o pico da cheia do rio Negro normalmente acontece na segunda quinzena do mês de junho. E só é possível prever o nível da cheia para Manaus e arredores com 100 dias de antecedência. O primeiro alerta de cheia na região é produzido pelo CPRM e divulgado em 31 de março. Até lá, o nível do rio Negro e dos demais cursos de água que compõem a Bacia Amazônica continuarão em ascensão.

Fonte/Foto: Portal Amazônia/Reprodução ANA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.