MANAUS-AM: NOVO MODELO PARA OS MOTOTÁXIS INCLUI CHIP DE MONITORAMENTO E GPS
A motocicleta terá que apresentar equipamentos
obrigatórios, tais como, antena corta pipa e protetor de perna
A proposta é de que a moto
seja pintada nas cores laranja e verde e o motociclista tenha capacetes
diferenciados
A proposta é de que a moto
seja pintada nas cores laranja e verde e o motociclista tenha capacetes
diferenciados (Márcio Silva)
O novo modelo padronizado
de motocicleta que será usada no serviço de mototaxi regulamentado em Manaus
está pronto para ganhar as ruas. Ele terá de itens físicos de segurança até
chip para monitoramento e localização via GPS, além de motocímetro com tarifa
mínima sugerida de R$ 3, acrescida de R$ 1 por quilômetro rodado. Contudo,
depois de dez anos de polêmica até o serviço ser regulamentado na capital, a
população se pergunta como serão tratadas questões de higiene, segurança no
transporte e como reconhecer os 3.296 profissionais legalizados, em meio à
atuação de piratas.
À s vésperas da Prefeitura de Manaus finalizar o edital de
licitação para a escolha dos concessionários, A CRÍTICA responde as questões e
adianta o novo modelo. O veículo terá de 125 a 300 cilindradas com cores únicas
em laranja e verde. A predominância é da cor laranja do paralama dianteiro até
a traseira da motocicleta, e apenas o tanque na cor verde.
Para ajudar o usuário a
identificar o veículo legalizado, a motocicleta terá placa vermelha fornecida
pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e trará nas laterais a sigla
MT (de mototaxi) com o número de registro de 01 a 3.296 fornecido pela
Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Também na aba
lateral, haverá o número 118, telefone padrão da SMTU para denúncia, reclamação
ou sugestão. No tanque, o usuário ainda poderá identificar à cooperativa ou
associação a qual pertence o mototaxista por meio de um adesivo.
A motocicleta terá que
apresentar equipamentos obrigatórios, tais como, antena corta pipa e protetor
de perna. O mototaxista usará um colete com três faixas refletivas na frente
atrás e alças nas laterais onde o passageiro poderá segurar.
Higiene
Os capacetes terão as
mesmas cores da motocicleta em verde e laranja. Cada motocicleta terá o
condutor titular e um reserva. Eles não poderão usar o mesmo capacete porque
questões de higiene e saúde. Por isso, o titular terá o capacete identificado
com a letra A, e o auxiliar com o B. Estratégia que também servirá para saber
quem está conduzindo o veículo. Os passageiros receberão uma touca descartável
antes de subir no veículo. Ela deve ser descartada ao final da viagem.
O capacete do passageiro
será diferente do mototaxista. A parte do queixo, geralmente revestida com
espuma, será transparente.
Fonte/Foto: Florêncio
Mesquita – acrítica.uol.com.br/Márcio Silva
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