BALANÇO/MANAUS-AM: EM 19 DIAS, NOVEMBRO ATINGE O LIMITE DE CHUVAS ESPERADO PARA TODO O MÊS

Foram seis horas de chuva somente nesta terça-feira (19), que contabilizaram 75 milímetros de acúmulo de água, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Com a forte e longa chuva desta terça-feira (19), novembro já alcançou seu volume de chuvas esperado para todo o mês.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume d'água esperado para o mês de novembro estava entre 139 a 185 milímetros, para que se mantivesse dentro da normalidade.
No entanto, o órgão registrou 75 milímetros de volume de chuva somente nesta terça-feira que, somando com o volume já registrado desde o primeiro dia do mês, resulta em um valor de 185 milímetros, faltando mais de dez dias para o prazo estipulado anteriormente.
O meteorologista do Inmet Gustavo Ribeiro explica que novembro marca a transição do período seco para o chuvoso e que, ao longo destes trinta dias, existe a característica bem forte dos dois períodos.
“Ainda temos 11 dias para finalizar o mês, a previsão é que tenhamos mais chuvas como essa (de terça) para os próximos dias”, alertou Ribeiro.
Ribeiro comenta, ainda, que no ano passado o mês de novembro ultrapassou a média de 185 milímetros. O órgão chegou a marcar 217 milímetros de volume de chuvas ao longo dos 30 dias em 2012.
Ventos de até 52km/h
De acordo com dados do Sipam, na estação localizada no Aeroporto Ponta Pelada, Zona Sul de Manaus, foram registrados 40 milímetros de volume pluviométrico com ventos de 48 km/h.
Na estação do Inmet foi computado 73 milímetros de chuva com ventos de 40 km/h.
Já na estação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Zona Oeste da capital, o registro foi de 56 milímetros, com rajadas de vento na casa dos 52 km/h.

Fonte/Foto: acrítica.uol.com.br/Winnetou Almeida

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.