MAIS DUAS CIDADES NO PARÁ TERÃO PROVA DO ENEM

A edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma série de novidades que foram anunciadas em Brasília pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, entre elas o aumento do número de cidades com aplicação da prova, de 1.615 para 1.661. O Pará vai ter dois novos municípios aplicando as provas: Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará. Serão 15.576 locais de aplicação do exame.
Foi ampliado também em 50% o número de corretores de provas que passou de 5,6 mil no ano passado para 8,4 mil este ano. O ministro informou ainda que a pasta pagará um valor maior por redação corrigida: os corretores receberão R$ 3, em vez do R$ 1,90 de antes, por prova.
CORREÇÃO
As medidas, segundo o ministro, vão ajudar a acelerar a correção das provas. Nesta edição irão trabalhar 648 mil coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e apoio.
O Enem deste ano será feito por 7.171.574 estudantes de todo o país. Em relação a 2012, o número de inscritos no Enem deste ano representa um aumento de 23,87%.
“O aumento (de corretores) é proporcional ao crescimento da demanda, porque houve um crescimento extraordinário. Por isso temos que aumentar coordenação, supervisão. Onde demos mais reforço foi na correção”, disse.
Segundo o ministro, todos eles passarão por curso de capacitação presencial e a distância de 136 horas. O MEC terá ainda uma comissão de especialistas, formada por nove professores, “com notório saber em avaliação textual”, com objetivo de “conduzir estudos e pesquisas sobre a matriz de correção”.
As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro e já estão sendo produzidas. Na segunda quinzena de agosto, será lançado o “Guia do Participante 2013”, que detalha os critérios de correção das redações, orienta os estudantes e apresenta exemplos de redações que obtiveram nota máxima no exame.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências naturais e o aluno terá 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.