JOVENS DE CURUÁ-PA SE PREPARAM PARA RECEBER CERCA DE 100 PARTICIPANTES ESTRANGEIROS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE




A Jornada Mundial da Juventude – JMJ - não é só o acontecimento final com a presença do Santo Padre. É um processo que dura desde quando é anunciado o encontro com o Papa em determinado lugar do mundo. É por isso que os jovens de todas as partes do mundo que vem – neste caso – para o Rio, passam primeiro pelas dioceses e paróquias do Brasil, para uma “Missão” ou “Pré-Jornada”.
Como todos não podem ir para o Rio de Janeiro para celebrar com o Papa, os jovens do mundo fazem essas visitas às comunidades paroquiais. Assim, todo jovem ou toda pessoa de boa vontade, na verdade, participam ou celebram em suas comunidades, a Jornada Mundial da Juventude.
Vemos, em todas as comunidades a serem visitadas pelos jovens de fora, que os jovens locais estão organizando diversas atividades pastorais e culturais para oferecer  àqueles.
Em Curuá (veja fotos), além desses movimentos, tem toda uma programação: celebrações, visitas ao interior, noites culturais, convivencia com as famílias dos jovens do lugar, esportes, etc.
Algumas pessoas dizem que essas experiencias mais personalizadas nas comunidades paroquiais são até mais marcantes do que a experiencia feita no final da jornada, no meio de uma massa enorme de gente.
Por isso queremos que a nossa JMJ nas paróquias sejam bem preparadas, para ficar por muito tempo na lembrança dos que nos visitam...

Abraços,
Padre Dico
Pároco na Paróquia São Raimundo Nonato no município de Curuá-PA e Vigário Geral Diocesano 


OBS: segundo informado por padre Dico a este blog, via fone, os cerca de 100 jovens são oriundos  da Alemanha, em sua maioria, mas também de outros países como Dubai e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.