GARANTIDO ENCERRA FESTIVAL DE PARINTINS DESTACANDO RESISTÊNCIA E CONSAGRAÇÃO


Na apresentação, 'Boi do povão' ressalta tradição consquistada.
Humildade da 'Baixa do São José' ganha destaque na apresentação.
O Garantido encerra o 48º Festival Folclórico de Parintins, a 369 quilômentros de Manaus, na noite de deste domingo (30). Nesta última apresentação, o boi vermelho destaca a resistência e consagração na arena. A humildade da 'Baixa do São José' também voltou a ganhar destaque na apresentação. O Festival de Parintins começou na sexta-feira (28). Na segunda-feira (1º), será anunciado o vencedor desta edição do evento.
A apresentação do Garantido começou completamente apoiada na 'galera'. O apresentador Israel Paulain, e o levantador de toadas, Sebastião Júnior, inflamaram a massa vermelha, que logo dominou o espetáculo.
Junto com a primeira alegoria, o 'amo do boi', Tony Medeiros, chegou cantando o centenário em versos. A Lenda Amazônica foi representada na figura da onça pintada, imponente, recebendo o apoio do trio de cordas do Garantido, que ajudou a criar uma atmosfera densa no Bumbódromo, preparando o terreno para contar a história da Lenda de Juma.
E feroz como a onça, surgiu na arena a cunhã-poranga Tatiane Barros. Ela não poupou energia na arena, mostrando toda a garra da deusa cunhã, personificada como o bicho que vira gente, e o humano que vira bicho - Juma.
Com o apoio da Batucada, um Garantido gigante adentrou a arena, cercado por outras alegorias que exaltaram o folclore. De repente, o boi gigante, que inicialmente era apenas uma alegoria fixa, ganhou movimentos, encantando o Bumbódromo.
A sinhazinha da fazenda do Garantido, Ana Luisa Faria, surgiu de dentro de uma flor. Ela foi  suspensa e ganhou destaque ao contrastar com o Garantido gigante.
Um dos pontos altos da noite foi a apresentação de Sebastião Júnior. Defendendo o item 'Toada', ele interpretou 'Tambor', deixando o Bumbódromo em silêncio por alguns segundos. Na sequência, a porta-estandarte do Garantido, Verena Ferreira, desceu do céu, em uma estrutura metálica de formato redondo, lembrando o esplendor do sol, em plena madrugada.
A galera do Garantido também fez um espetáculo à parte. Israel Paulain convocou a arquibancada a cantar com a batucada, e durante a toada 'Miscigenação', o Bumbódromo vibrou com a interação entre os intens do boi vermelho.




Fonte/Fotos: Marcos Dantas - G1 AM/Marina Souza

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.