ECONOMIA: APÓS MAIS DE UM ANO, NAVIO GIGANTE DA VALE ENTRA PELA 1º VEZ NA CHINA


Um navio cargueiro Valemax, da Vale, entrou em um porto no leste da China esta semana, segundo dados de navegação e fontes da indústria, marcando a primeira vez em que isso aconteceu desde que o governo do país asiático proibiu os navios em janeiro de 2012.
O convés dos navios Valemax, os maiores do mundo para carregamento de granéis sólidos, é tão grande que nele caberiam três campos de futebol.
O Vale Malaysia de mais de 400 mil toneladas entrou no porto Lianyungang, na província de Jiangsu, na segunda-feira e partiu na quarta-feira, depois de descarregar, segundo dados de navegação e fontes com conhecimento do assunto.
A frota da Vale enfrenta forte oposição de armadores e siderúrgicas na China, que temem que os navios sejam um "cavalo de Troia" que a mineradora utilizará para monopolizar tanto o transporte quanto o mercado de minério de ferro às suas custas.
No ano passado, as empresas locais convenceram o governo chinês a proibir a entrada dos maiores cargueiros do mundo, sob a alegação de segurança e o potencial impacto sobre o mercado local de transporte marítimo.
A Vale investiu bilhões de dólares na construção dos supernavios, com capacidade para transportar até 400 mil toneladas de carga, para cortar os custos do transporte à China e competir melhor com as australianas BHP Billiton e Rio Tinto.
Fonte/Foto: economia.uol.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.