ESTADO E INDÍGENAS ENTRAM EM ACORDO EM JACAREACANGA, NO PARÁ



Segup garantiu a construção de Centro Integrado das Polícias Civil e Militar.
Parte do efetivo que chegou nesta sexta-feira (6) permanecerá na cidade.
Foi tranquila a reunião entre o Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes,  lideranças indígenas, representantes do Ministério Público, prefeitura municipal e câmara municipal, em Jacareacanga, sudoeste do Pará, realizada na tarde desta sexta-feira (6), praça central da cidade, para solucionar a falta de segurança no município.
Indígenas da tribo Munduruku apresentaram ao secretário de segurança pública do Estado uma pauta de reivindicação para garantir a segurança na cidade, mas somente depois de mais de três horas de conversa, índios e Estado chegaram a um acordo. O secretário de segurança pública, Luiz Fernandes, garantiu que em 15 dias iniciam as obras para a construção de um Centro Integrado das Polícias Civil e Militar em Jacareacanga, e que uma parte do efetivo que chegou  no início da tarde desta sexta-feira (6) vai ficar no município para garantir a segurança da população.
120 militares ainda estão na cidade. A reunião realizada em praça pública contou com a presença de cerca de 1.600 pessoas.
Secretário e comitiva já retonaram a Belém. O Superintendente Regional da Polícia Civil, Agnaldo Souza e o Procurador da Funai, Sóstenes Costa, que estavam impedidos de sair da cidade, já foram liberados.
O clima em Jacareacanga está tenso desde o último dia 2, quando cerca de 60 Índios Munduruku invadiram o quartel da Polícia Militar do município, e incendiaram o local. Segundo o delegado Silvio Maués, diretor de polícia do interior, a ação seria um protesto pela morte de um índio, vítima de latrocínio no dia 23 de junho.

Fonte/Foto: Agência Pará/Rodolfo Oliveira

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.