O REMÉDIO PODE ESTAR NO QUINTAL: CURSO DE FITOTERAPIA EM FARO-PA
Tendo em vista os benefícios da utilização das plantas medicinais no tratamento de doenças, cerca de 30 ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde) participaram nesta semana no Posto de Saúde de Faro, de segunda a quarta feira, de um Curso de Fitoterapia ministrado pelo professor Fernando Maia.
Fernando Maia (foto ao lado), atualmente residindo em Faro, é professor de Química em escolas locais, e possui especialização em Química de Produtos Naturais pela UFPA.
Conforme destacado pelo professor, a Amazônia é um enorme celeiro de plantas medicinais (copaíba, andiroba, entre várias centenas de outras).
Utilizadas há milhares de anos para o tratamento de doenças, através de mecanismos na maioria das vezes desconhecidos, nos dias de hoje, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 52% dos médicos brasileiros prescrevem ou endossam algum tipo de medicina alternativa para seus pacientes.
Abrigando 50% da biodiversidade mundial, a floresta amazônica guarda fórmulas para tratar diversos males. As receitas, muitas aprendidas com os índios, são passadas de pais para filhos há gerações. Tosse? Xarope (ou lambedor, como se costuma dizer na região) de casca de copaíba. Cortes e machucados? Fricção com óleo de andiroba. Diarréia? Chá com raiz de açaí e marupazinho.
Quem sabe o caminho das grandes curas não seja esse?
Em Faro, o curso ministrado pelo professor Fernando Maia já despertou o interesse dos ACS’s locais para essa área. Afinal, às vezes o remédio que precisamos está em nosso quintal.
Continua.
Fonte/Foto: z fioravante
Um comentário:
Não dizem que é preciso falarmos primeiro de nosso quintal para nos tornarmos universais? A máxima também vale para essa importante iniciativa do professor F. Maia., não é verdade?
Só mudando um pouco de assunto, achei muito bacana o novo layout do Blog.
Ione Franco
Postar um comentário