EXTRA: ACIDENTE COM VICE PREFEITO DE FARO EVIDENCIA FALTA DE SEGURANÇA EM VIAGENS PELOS RIOS

A colisão de uma "voadeira" (lancha) em que viajava o vice-prefeito de Faro, Valdemir Pessoa Machado (foto), na noite de ontem (11) evidencia a precariedade da segurança com que navegam pelos rios da Amazônia as embarcações, principalmente no período noturno. O acidente ocorreu no rio Nhamundá, entre a comunidade do Ubim e o distrito de Nova Maracanã.
Outra discussão que reaparece é a falta de condições de atendimento às vítimas de acidentes, tanto em Faro, quanto em Nhamundá-AM, para onde foram inicialmente levados os acidentados na noite de ontem.
O que se observa é que, após os acidentes, as vitimas são submetidas a uma verdadeira maratona em busca de primeiros socorros: se o acidente acontece em Faro, o destino certo é Nhamundá, de onde, na falta de condições para o pronto atendimento, são encaminhadas a Parintins-AM, e de onde, numa última tentativa o destino é Manaus. Esse périplo demanda tempo (senhor da vida e da morte,  nessas situações), e às vezes, o resultado é fatal: a morte da vítima.
Felizmente, no caso de ontem, o resultado não foi esse – além do condutor da “rabeta” que foi vítima da colisão com a “voadeira” em que viajava o vice prefeito Valdemir, de Faro, com diversas fraturas na região da face,  ninguém sofreu ferimentos de maior monta.
Já é hora de alguma providência ser tomada nesse sentido.
Ninguém se acidenta por vontade própria, mas é obrigação do Estado proporcionar pronto atendimento aos que são vitimas de acidentes.

Fonte/Foto: z fioravante

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.