ENSAIO DOS BUMBÁS REÚNE 10 MIL PESSOAS EM MANAUS


Neste próximo sábado (31), quem comanda a festa será o Garantido, com o Show da Tradição Cabocla. Os ensaios seguem no Sambódromo, todos os sábados, sempre alternando os bois, às 21h.
Os bois Garantido e Caprichoso abriram oficialmente os ensaios dos bumbás, na noite do sábado (24), no Sambódromo. Além do colorido tradicional do boi, eles trouxeram para o palco, vários itens e toadas deste ano, para preparar o público para o Festival de Parintins 2012.
Cada um tinha 1h30 para se apresentar. O Garantido abriu o evento, deixando o palco para o Caprichoso, às 0h. Mas, o público resolveu deixar a rivalidade de lado e se entregar às toadas do boi contrário, arriscando até algumas coreografias.
De acordo com a organização, cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes para acertar os passos.
"Os ensaios são maravilhosos porque, querendo ou não, são uma amostra do que pode acontecer na Arena. É preciso comparecer para aperfeiçoar as coreografias, por exemplo, pra fazer bonito. Costumo participar desde pequena dos ensaios", afirmou a vendedora Emily Azevedo
Para Keynes Breves, presidente do Movimento Marujada de Guerra do boi Caprichoso, os ensaios são fundamentais para o grande dia na Arena. “Aqui é uma grande vitrine. O público presente representa boa parte das pessoas que estarão nas arquibancadas no dia do evento. Então é importantíssimo para mostrar as toadas, as coreografias ...”
Este ano, o Caprichoso levará para o Bumbódromo o tema “Viva a Cultura Popular”, uma verdadeira viagem pelas festas folclóricas de todo o país. “O projeto já está encaminhado, os trabalhos começaram em dezembro de 2011 com a escolha das toadas e o trabalho só vem crescendo”. O presidente, ainda comentou que cerca de 800 pessoas estarão trabalhando no corpo cênico de Parintins - sem contar a Marujada, quem participa das alegorias, entre outros.
Já o Garantido leva a temática “Garantido, Tradição”, mostrando o orgulho de quem é do boi vermelho. O presidente do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Rivaldo Pereira, os ensaios complementam a riqueza do Festival. “Vamos mostrar a consciência da tradição. E mostrar todo o nosso amor através da cadência da batucada. Preparamos tudo nos ensaios para mostrar um grande espetáculo na Arena”.
Em Parintins, o bumbá da Baixa está nos preparativos para os três dias de Festival. Jatemar Barbosa, diretor administrativo do boi garantiu o ritmo acelerado . “Tivemos, até mesmo, que antecipar os trabalhos, por causa da cheia dos rios. Temos muitas novidades que não podem ser reveladas, mas há uma grande expectativa”.

Fonte/Foto: Camila Pereira – portal@d24am.com/Sandro Pereira

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.