PA TEM NOVO CASO DE BEBÊS SIAMESES
Crianças nasceram nesta segunda, 30, em Alenquer, e passam bem.
Em dezembro, outro caso foi registrado em Anajás.
Uma lavradora de 26 anos deu à luz gêmeos siameses na noite desta segunda-feira (30), em Alenquer (PA). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os meninos estão unidos pelo abdômen e pelo tórax e não dividem órgãos internos, o que aumenta a possibilidade de cirurgia para separação. A secretaria diz que o estado de saúde deles é bom e estável.
As crianças devem seguir em um avião, na manhã desta quarta-feira (1º), para a Santa Casa de Misericórdia, em Belém, onde devem receber os cuidados médicos específicos.
Caso recente também no Pará
Em 19 de dezembro, um par de meninos siameses nasceu em Anajás, Pará. O caso dos bebês Jesus e Emanuel ganhou repercussão internacional depois que a foto foi divulgada por agências de notícias. No site da rede britânica BBC, o caso foi noticiado como o de gêmeos "com duas cabeças e um coração".
Jesus e Emanuel estão internados na Santa Casa, em Belém, mesmo hospital para onde vão os gêmeos nascidos Alenquer. A instituição informou nesta terça (31) que Jesus e Emanuel estão bem e já estão sendo amamentados pela mãe.
Segundo médicos, o nascimento de bebês siameses é um fato raro (na população geral, a ocorrência varia de 1 para 50 mil até 1 para 100 mil gestações) e a chance sobrevida é pequena (de menos de 10%, de acordo com um estudo brasileiro).
A separação ocorre em alguns casos, mas quando coração e pulmões são separados, o que não ocorreu com Jesus e Emanuel. De acordo com a chefe de enfermagem do setor de neonatologia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Rosana Nunes, os bebês têm duas cabeças, dois cérebros, um coração, duas colunas, dois estômagos, três pulmões, dois intestinos, dois braços, duas pernas, uma bexiga, um órgão genital e um ânus. Mesmo dividindo um só corpo, são considerados indivíduos separados, por terem dois cérebros, duas personalidades e sistemas cognitivos diferentes.
Fonte: Luna D'Alama e Glauco Araújo – G1 SP

Nenhum comentário:
Postar um comentário