MESMO COM CHUVAS ACIMA DA MÉDIA NO AM, RIO NEGRO TEM NÍVEL NORMAL

Régua do porto
Cota do Rio Negro, nesta segunda-feira (30), foi de 23,84 cm.
No entanto, nível nas bacias do Juruá e Solimões são preocupantes.
Apesar das chuvas do mês de janeiro, em Manaus, terem sido 10,2% acima da média histórica e o nível dos rios da Bacia do Solimões estarem elevados para esta época do ano, o nível do rio Negro cresce em ritmo considerado normal, entre dez e 11 centímetros por dia. A informação é do gerente de hidrologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), engenheiro Daniel Oliveira.
Ele explicou que, embora as variantes indiquem o contrário, ainda não há previsão de que haja uma antecipação da cheia na Bacia do rio Negro ou um nível acima do esperado, como ocorreu em 2009, quando ultrapassou 29,70 cm. O nível do Rio Negro, registrado nesta segunda-feira (30), é de 23,84 cm.
"O volume de água no rio Negro vem crescendo normalmente. O rio Solimões, que represa as águas do Negro, está em fase de cheia, mas não tem sido o suficiente para causar efeitos no curso das águas escuras", afirmou. "Somente em março, saberemos se o Rio Negro terá mais uma cheia histórica ou não", afirmou.
Conforme relatório da CPRM, divulgado no dia 27, o nível das águas na Bacia do Japurá é normal para o período, assim como a Bacia do Madeira. No entanto, a Bacia do Amazonas está em processo de enchente, a Bacia do Juruá está a 1,56 metro abaixo da maior cheia histórica registrada. A Bacia do Purus também está com nível elevado para a época, bem como a Bacia do Solimões.
"Na Bacia do Solimões, onde há municípios em estado emergência, houve uma estabilização do nível do Rio Solimões há dois dias", detalhou o engenheiro.

Fonte/Foto: Carlos Eduardo Matos/reprodução TV Amazonas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.