OSCILAÇÕES DE ENERGIA CAUSAM PREJUÍZOS; SAIBA COMO PEDIR O RESSARCIMENTO EM CASOS DE DANOS




Embora muitas pessoas não saibam, a concessionária pode consertar os equipamentos danificados ou reembolsar o cliente. Advogada explica que é preciso seguir prazos durante este processo.
Viver sem os benefícios da energia elétrica é quase inimaginável nos dias atuais. Mas, alguns problemas como as oscilações no fornecimento de energia acabam prejudicando vários setores. No oeste do Pará, o comércio é dos mais prejudicados. Embora muitas pessoas não saibam, em casos de oscilações que prejudiquem equipamentos, a concessionária pode arcar com as despesas de conserto ou reembolsar o cliente.
De acordo com a advogada do consumidor, Cintia Soares, o usuário deve anotar a data e o horário que aconteceu a oscilação e, em até 90 dias, procurar a concessionária do serviço para informar quais aparelhos foram danificados.
“A partir do momento que ela faz esse registro, a Celpa tem 10 dias para mandar um técnico fazer uma perícia no produto danificado. Contado a data que esta pessoa foi a casa do consumidor, a concessionária tem mais 15 dias para responder se vai trocar ou consertar o produto”, disse.
Após estes prazos, o consumidor pode mandar consertar o produto, caso a concessionária não informe quais procedimentos vai adotar, mas, em seguida pode requerer o valor à Celpa. Os comerciantes que perderem mercadorias podem requerer o ressarcimento dessas perdas também.
Documentações
Para ter o respaldo em uma futura ação de reembolso, Cintia alerta que é necessário ter em mãos todas as documentações que comprovem os registros, inclusive as notas fiscais dos equipamentos.
“O Procon vai solicitar essa documentação e vai marcar uma audiência administrativa. Ele vai intermediar para que a Celpa pague o valor do serviço que você gastou ou restitua o bem comprado”, informou.
Em caso de acordo, o processo é encerrado pelo Procon. Se as partes não chegarem a um senso comum, órgão vai orientar o consumidor a encaminhar os documentos ao juizado da relação de consumo.
Processo demorado
O empresário Elismar Mendes perdeu alguns equipamentos de informática durante oscilações de energia. Ele entrou com o processo, mas decidiu pagar por conta própria os prejuízos. “Eles dizem que tem que ir para Belém, tem que esperar uma resposta e vão só enrolando. A gente tem que tirar do bolso para ajeitar os equipamentos e fazer as coisas por conta própria”, ressaltou.
A concessionária de energia elétrica informou que em casos de fatores externos tem orientado os consumidores comunicar o fato a empresa por meio da central de atendimento (0800 091 01 96). Ela orienta ainda que em casos de tempestades, os equipamentos eletrônicos devem ser desligados das tomadas.

Fonte/Foto: G1 Santarém/Shirley Penaforte

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.