OSCILAÇÕES DE ENERGIA CAUSAM PREJUÍZOS; SAIBA COMO PEDIR O RESSARCIMENTO EM CASOS DE DANOS
Embora muitas pessoas não saibam, a concessionária pode consertar
os equipamentos danificados ou reembolsar o cliente. Advogada explica que é
preciso seguir prazos durante este processo.
Viver
sem os benefícios da energia elétrica é quase inimaginável nos dias atuais.
Mas, alguns problemas como as oscilações no fornecimento de energia acabam
prejudicando vários setores. No oeste do Pará, o comércio é dos mais
prejudicados. Embora muitas pessoas não saibam, em casos de oscilações que
prejudiquem equipamentos, a concessionária pode arcar com as despesas de
conserto ou reembolsar o cliente.
De
acordo com a advogada do consumidor, Cintia Soares, o usuário deve anotar a
data e o horário que aconteceu a oscilação e, em até 90 dias, procurar a
concessionária do serviço para informar quais aparelhos foram danificados.
“A
partir do momento que ela faz esse registro, a Celpa tem 10 dias para mandar um
técnico fazer uma perícia no produto danificado. Contado a data que esta pessoa
foi a casa do consumidor, a concessionária tem mais 15 dias para responder se
vai trocar ou consertar o produto”, disse.
Após
estes prazos, o consumidor pode mandar consertar o produto, caso a
concessionária não informe quais procedimentos vai adotar, mas, em seguida pode
requerer o valor à Celpa. Os comerciantes que perderem mercadorias podem requerer
o ressarcimento dessas perdas também.
Documentações
Para
ter o respaldo em uma futura ação de reembolso, Cintia alerta que é necessário
ter em mãos todas as documentações que comprovem os registros, inclusive as
notas fiscais dos equipamentos.
“O
Procon vai solicitar essa documentação e vai marcar uma audiência
administrativa. Ele vai intermediar para que a Celpa pague o valor do serviço
que você gastou ou restitua o bem comprado”, informou.
Em
caso de acordo, o processo é encerrado pelo Procon. Se as partes não chegarem a
um senso comum, órgão vai orientar o consumidor a encaminhar os documentos ao
juizado da relação de consumo.
Processo
demorado
O
empresário Elismar Mendes perdeu alguns equipamentos de informática durante
oscilações de energia. Ele entrou com o processo, mas decidiu pagar por conta
própria os prejuízos. “Eles dizem que tem que ir para Belém, tem que esperar
uma resposta e vão só enrolando. A gente tem que tirar do bolso para ajeitar os
equipamentos e fazer as coisas por conta própria”, ressaltou.
A
concessionária de energia elétrica informou que em casos de fatores externos
tem orientado os consumidores comunicar o fato a empresa por meio da central de
atendimento (0800 091 01 96). Ela orienta ainda que em casos de tempestades, os
equipamentos eletrônicos devem ser desligados das tomadas.
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