ARTIGO DEDOMINGO: O PAQUIDERME NACIONAL



- por Lúcio Flávio Pinto (*)

Em 2002, último dos oito anos de Fernando Henrique Cardoso como presidente da república, os gastos com pessoal do serviço público (da União, Estados e municípios) absorveram 13,35% do Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas do país.
Treze anos depois, no último dado disponível, de 2015 o funcionalismo público absorvia 15,31% do PIB. É integrado por 13,4 milhões de pessoas, que representam 6,53% da população brasileira.
Nesse período houve um crescimento real da folha dos governos de 14,68% em relação ao PIB. Para manter o pagamento desses servidores, os governos dos três entes federativos precisaram comprometer quase metade de toda a pesada carga tributária nacional (em números exatos: 46,88%), que cresceu 32,66%. O crescimento real do PIB corrente nesse período foi de 37,80%, proporcionando um ganho real de 58%, acima da inflação.
Ou seja: mesmo a receita tributária e o PIB aumentando mais do que a inflação, a burocracia oficial avançou ainda mais sobre a riqueza do país, mais do que qualquer outro setor da sociedade. O “aparelho de Estado” se tornou um dos mais graves desafios não só ao equilíbrio das contas públicas, mas à partilha social e à própria democracia.
Em conluio com empresários predadores e uma elite mesquinha, causa um enorme dano à nação. E a mantém submetida a palavras de ordem e jargões de uma linguagem progressista, que escamoteiam o significado mais profundo da realidade. Melhor repetir lições de catecismo do que se esforçar para entender o paciente e dar-lhe o tratamento adequado.

 
(*) Lúcio Flávio Pinto é jornalista profissional desde 1966. Percorreu as redações de algumas das principais publicações da imprensa brasileira. Durante 18 anos foi repórter em O Estado de S. Paulo. Em 1988 deixou a grande imprensa. Dedicou-se ao Jornal Pessoal, newsletter quinzenal que escreve sozinho desde 1987, baseada em Belém.
No jornalismo, recebeu quatro prêmios Esso e dois Fenaj, da Federação Nacional dos Jornalistas. Por seu trabalho em defesa da verdade e contra as injustiças sociais, recebeu em Roma, em 1997, o prêmio Colombe d’oro per La Pace e, em 2005, o prêmio anual do CPJ (Comittee for Jornalists Protection), de Nova York.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.