ELEIÇÃO À VISTA



- por Lúcio Flávio Pinto
O Liberal acusa o Diário do Pará de não ter descido do palanque e não absorver a derrota de outubro. É verdade. Mas é verdade também que ambos e muitos mais, aboletados em vários esquemas de poder, estão emendando uma campanha na outra. A meta já está sendo visada: é a eleição municipal de 2016.
O principal troféu, naturalmente, é a prefeitura de Belém. O prefeito Zenaldo Coutinho é candidato natural à reeleição. Mas o PSDB poderá não estar unido para reconhecer essa preferência. Certamente haverá nomes da oposição se achando em condições de confrontar o alcaide. Daí que as alianças já estão sendo costuradas.
No interior, que ficou cindido pela eleição deste ano, a liderança do governador Simão Jatene será ameaçada, principalmente nas regiões oeste e sul do Estado. Além de renovar os acordos atuais, ele terá que buscar apoios novos.
Os acertos já estão em curso, como provam duas notas publicadas na semana passada pelo Repórter 70, de O Liberal. Embora apareçam separadas, elas se combinam. Numa delas é dito que a próxima vaga de desembargador, que caberá à OAB indicar, sujeita a sanção do governador, “será disputada, pela primeira vez, por um candidato do interior: o advogado santareno José Ronaldo Campos, com 30 anos de carreira”.
Outra nota mais abaixo informa que Ronaldo Campos, ex-deputado e ex-prefeito de Santarém, fundador do PMDB no Baixo Amazonas, saiu do partido “por não concordar com os adesistas”. Ao se desfiliar, ele disse, em carta, que votou nos dois turnos da última eleição em Simão Jatene “por considerar ser o melhor nome para governar o Pará”.
Ronaldo Campos é cunhado do José Ronaldo Dias Campos que pretende ser o primeiro candidato do interior a chegar ao posto mais alto do poder judiciário estadual.
Fonte: lucioflaviopinto.wordpress.com

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.