MRN COMPLETA 35 ANOS COMO UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE BAUXITA DO MUNDO




Ao completar 35 anos de operações, em agosto de 2014, a Mineração Rio do Norte (MRN) se consolida como a maior produtora nacional de bauxita, matéria-prima para produção do alumínio. Desde o primeiro embarque em 1979, a capacidade instalada de produção da MRN saltou de 3,3 milhões de toneladas para 18 milhões de toneladas de produto ao ano – tornando o Brasil um dos principais produtores e vendedores de bauxita no mundo.
Além da expansão da capacidade produtiva da MRN, outros números cresceram. Hoje a empresa apoia, por meio de leis de incentivo fiscal, 78 projetos na região oeste do Pará, beneficiando 89 mil pessoas A responsabilidade socioambiental da empresa se desenvolveu exponencialmente beneficiando não apenas a natureza local, mas também a população e a economia local.
Dentro dos limites da MRN, o tema qualidade de vida também compõe o quadro de ações que amadureceram nessas mais de três décadas. Um exemplo é o Programa Qualidade de Vida (PQV), desenvolvido pela empresa desde 1992 e que promove diversas ações voltadas à prevenção de doenças, ao desenvolvimento psicossocial e à mudança de hábitos e estilo de vida dos empregados, familiares e da população de Porto Trombetas. O programa contempla os projetos: Ação & Bem-Estar; Apto Para a Vida, Apto Para o Trabalho; Começar de novo, o Programa de Educação Financeira e Valorização do Emprego.
De forma gratuita, os seis programas que fazem parte do PQV incentivam, cada um em seu escopo, os seus participantes a manter uma prática de exercícios regular, a manter equilibradas as finanças pessoais e cria uma oportunidade dos participantes terem uma maior interação e relacionamento interpessoal.
Os investimentos da MRN também se estendem à região. Somente em 2013 a empresa investiu em 19 projetos sociais por meio de engajamento comercial, em espécie ou atividades pro bono, focados em saúde e segurança, meio ambiente, educação e desenvolvimento sustentável, cerca de R$ 4,8 milhões. Alguns desses projetos são desenvolvidos há mais de uma década. É o caso do Quilombo, feito em parceria com a Fundação Esperança, uma ONG de Santarém especializada em atendimentos médicos em comunidades ribeirinhas da região. Através do projeto, uma
equipe presta assistência médica às comunidades tradicionais que vivem às margens do rio Trombetas.
Outro destaque é o incentivo ao desenvolvimento da piscicultura, através da criação de tambaquis em tanques-redes. O objetivo do projeto é proporcionar uma alternativa de renda que melhore a qualidade de vida dos pequenos produtores de peixe dos municípios de Oriximiná, Terra Santa, Faro e Óbidos.
A empresa vem proporcionando bons números para a economia do estado, fato que pode ser constatado, por exemplo, pelo estímulo ao crescimento da cadeia de fornecedores do estado desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). Em 2013, o montante de compras no Estado foi de R$ 150 milhões, o que traz o desenvolvimento da mão de obra e iniciativas locais.
Fonte: Érica Sant Ana Palhares - Assessoria de Imprensa - Mineração Rio do Norte S.A

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.