Prefeitos eleitos em outubro assumiram os cargos nesta quarta-feira, e nas três maiores cidades do país o clima não poderia ser mais diferente. A cerimônia na Câmara dos Vereadores de São Paulo deu posse a Ricardo Nunes (MDB) em mais um mandato à frente da maior cidade do país, mas o caráter local da ocasião foi atropelado pela campanha de 2026. Confirmando a guinada à direita adotada na eleição do ano passado, Nunes agradeceu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela indicação de seu vice, o ex-coronel da PM Ricardo Mello Araújo, e se manifestou contra um eventual apoio de seu partido à reeleição do presidente Lula no ano que vem. Para o prefeito, o MDB deveria apoiar um candidato conservador. (UOL)
Já no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) assumiu um inédito quarto mandato à frente da prefeitura assinando 46 decretos, um deles dedicado a estudar a criação de uma Força Municipal de Segurança. Embora seja uma atribuição estadual, a segurança pública se tornou um dos principais temas da campanha do ano passado, trazida pelo bolsonarista Alexandre Ramagem (PL), derrotado no primeiro turno. Em outra medida, Paes também iniciou estudos para adoção na rede de saúde da Semaglutida, versão genérica do Ozempic, usado para combater diabetes e obesidade. O resultado deve ser apresentado em 90 dias. (g1)
E o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), teve de tomar posse de forma remota, devido a recomendações médicas. Ele esteve internado nas últimas semanas em tratamento contra o câncer linfático descoberto antes da campanha do ano passado. Coube a seu vice, Álvaro Damião (União Brasil), fazer o discurso de posse na Câmara dos Vereadores. (CNN Brasil)
Tales Faria: “Com as posses dos prefeitos, começou a campanha eleitoral para 2026. Muitos desses já são candidatos. O Paes, por exemplo, assumiu falando em temas que não são muito municipais, falando de segurança. Três prefeitos do Nordeste [João Campos, JHC e Eduardo Braide] já estão de olho em 2026 também. É a marca dessa eleição”. (UOL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário