MUNDO | MORTES NOS INCÊNDIOS EM LOS ANGELES SOBEM PARA 24



 Incêndios continuam a devastar a segunda maior cidade dos Estados Unidos pelo sexto dia seguido, reduzindo comunidades inteiras a cinzas, deixando milhares de desabrigados e, até aqui, 24 mortos em Los Angeles, na Califórnia. Dezesseis deles foram encontrados na área do incêndio em Eaton, e oito em Palisades, segundo relatório das autoridades locais. As chamas continuam se espalhando a uma velocidade assustadora. Duas das vítimas foram oficialmente identificadas, e o Los Angeles Times identificou outras oito, mas o governo afirma que o número de mortos será ainda maior. Operações de busca e resgate com cães farejadores estão em andamento em Eaton e Palisades, segundo o xerife de Los Angeles, Robert Luna. “Não espero boas notícias”, disse ele. “As buscas levarão um tempo considerável para serem concluídas dada a devastação causada e os desafios de segurança nas buscas.” (Los Angeles Times)

Entre as vítimas há um ex-ator mirim australiano, um aposentado amputado e seu filho com paralisia cerebral e idosos com dificuldade de locomoção. Algumas delas morreram após se recusarem a abandonar suas casas. Conheça algumas das histórias. (g1)
Donald Trump chamou as autoridades da Califórnia de “incompetentes” em uma publicação na sua rede Truth Social. O governador da Califórnia, o democrata Gavin Newson, pediu que o presidente eleito deixe de politizar a crise e faça uma viagem pela região para mostrar apoio. (New York Times)
Imagens de antes e depois revelam a escala dos danos. Palisades Village e Pacific Palisades foram devastadas pelos incêndios em Los Angeles. Um vídeo gravado em março e outro filmado agora, dez meses depois, revelam a destruição causada pelas chamas, com edifícios queimados, carros destruídos, ruas cobertas de cinzas e escombros. (BBC)
O Fantástico contou a história de brasileiros que escaparam às pressas das chamas. Um homem que perdeu sua casa e não quer se identificar conta o que viveu. Ele voltou ao lugar onde vivia, em Pacific Palisades, para tentar salvar alguma coisa, mas só encontrou destruição. “Saímos e inesperadamente nunca mais pudemos voltar.” (Fantástico)
Os incêndios também escancaram falhas no mercado de seguros. As empresas têm deixado de oferecer seguro residencial no estado. Em 2022, a Allstate, quarta maior seguradora residencial da Califórnia, parou de vender apólices. Em março, a State Farm cancelou 30 mil apólices residenciais na região. Na época, a empresa atribuiu o cancelamento ao crescente risco de incêndios. (Economist)
As equipes de bombeiros estão esgotadas e mais de 900 presidiários se ofereceram para fazer parte do programa de combate às chamas. (Estadão)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.