CULTURA
Abre nesta quinta-feira, 17, no Centro Cultural Palacete Faciola, em Belém, a exposição fotográfica Juruti Festival das Tribos – A Celebração, do festejado fotógrafo, cineasta e publicitário paraense Alexandre Baena. A mostra retorna à capital paraense após percorrer as cinco regiões do Brasil. A abertura ao público será às 18h, com entrada gratuita.
Lançada originalmente em 20 de fevereiro de 2024 no Senado Federal, em Brasília (DF), a exposição celebrou o bicentenário da instituição e passou por diversas capitais, como Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Salvador (BA) e Manaus (AM), além do município de Juruti, no oeste paraense, durante o Festribal 2024, que completou trinta anos. Mais de 32 mil visitantes conferiram de perto as imagens que retratam a celebração e a identidade dos povos originários Munduruku e Muirapinima.
Agora, a exposição ganha uma edição especial em Belém, em homenagem aos 80 anos do senador Jader Barbalho, idealizador do projeto. “A conexão da nossa cultura através da exposição plantou sementes e despertou o interesse em conhecer ainda mais a nossa Juruti e as tradições dos povos originários”, realça o fotógrafo e curador da mostra Alexandre Baena, que também é documentarista, com trabalhos exibidos em todo o Brasil, além da França, Itália, Inglaterra, Suíça e Portugal. Em 2023, ele realizou sua primeira itinerância nacional com a exposição Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança, que percorreu seis estados brasileiros, incluindo o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Senado Federal.
A exposição Juruti Festival das Tribos tem patrocínio do Governo do Pará, via Banpará, Secult e Setur, além da Prefeitura de Juruti. A realização é da MAB Comunicação.
O Centro Cultural Palacete Faciola fica na Av. Nazaré, nº 138 e o período de visitação vai até 17 de janeiro de 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário