PARINTINS É INTERLIGADA AO SISTEMA NACIONAL VIA LINHÃO DE TUCURUÍ
Com a energização da nova subestação, Amazonas Energia dobra a capacidade de fornecimento e desativa Usina Termelétrica da avenida Nações Unidas
Parintins é interligada ao Sistema Nacional via Linhão de Tucuruí (Foto: Divulgação)
Segundo a concessionária, a subestação Parintins 2, localizada no Macurany, já entrou em operação. A empresa informou ainda que o investimento total foi R$ 79 milhões e que a capacidade de fornecimento de energia sairá de 40 para 80 MW.
“Às 00h10min a subestação Parintins foi energizada, no mais importante passo na entrega de uma energia de qualidade. Foram R$ 28 milhões empregados em ampliação e revitalização da rede e mais R$ 51 milhões na construção da subestação Parintins 2, que duplicará capacidade energia de 40 MW para 80 MW”, diz trecho do comunicado.
A ‘nova energia’ é um fato histórico para Parintins que ainda sofre com as constantes interrupções de energia elétrica. A Usina Termelétrica será desativada.
O sonho antigo dos parintinenses se concretiza após 20 anos da entrega de um abaixo assinado pelo prefeito da época, Enéas Gonçalves (PFL) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2003.
LINHÃO DE TUCURUÍ
A substituição da termelétrica, que está em operação há 57 anos, pela subestação e a interligação ao SIN, por meio da cidade de Oriximiná/PA, irá proporcionar energia elétrica contínua, reduzindo as oscilações assim como as interrupções do fornecimento. A conclusão de todas as etapas até chegar à interligação demorou décadas.
“Desde 2003, quando começou o projeto, aconteceram leilões, desistência dos vencedores, retirada dos investimentos, troca do controle acionário da empresa, mas a Amazonas Energia e seus colaboradores jamais desistiram”, destacou Radyr Gomes, diretor Institucional e Técnico do Interior da Amazonas Energi, completando que a interligação é uma conquista de cada um que se dedicou e se esforçou para levar energia de qualidade ao interior do Amazonas.
Parintins marca o início do processo de melhoria no fornecimento de energia na região do baixo Amazonas e em localidades próximas. “Posteriormente, a partir de Parintins iremos interligar a Vila Amazônia, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués. Podemos chegar até Urucurituba”, explicou Radyr Gomes.
Segundo ele, embora Urucurituba esteja mais próxima de Itacoatiara, que será o primeiro município amazonense interligado ao SIN, geograficamente, a cidade fica do outro lado do rio, ficando mais fácil promover a ligação elétrica por Parintins.
Fonte: Portal DeAmazônia

Nenhum comentário:
Postar um comentário