PARÁ | APÓS QUATRO MESES DE DEFESO, PESCA DO MAPARÁ É LIBERADA EM CAMETÁ
Governador do Estado participou da festa tão aguardada pelos moradores do município
O chefe do Executivo Estadual, que esteve com a vice-governadora, Hana Ghassan na cidade, enalteceu a pesca da espécie como parte da cultura de Cametá e de toda esta região do Baixo Tocantins. "É Muito bacana poder prestigiar esse momento, com a particularidade do modo de pescar, da pesca do borqueio, que só ocorre aqui nessa região do Estado", reconheceu.
Antônio Maia, membro da entidade Acordo de Pesca da Comunidade Rio Cuxipiari Carmo, que conta com a adesão de 240 pescadores, garante que hoje é seguramente um dos dias mais esperados do ano pelos moradores de Cametá. "São quatro meses desde quando fecha a pesca, então esse dia é especial, a gente quer pescar em quantidade para ter oferta para toda a população. Muito importante termos o apoio do governador, a gente o recebe de braços abertos", garante. A festa de abertura da pesca se tornou patrimônio cultural e faz parte do calendário oficial de eventos do município. Momentos antes da cerimônia, o governador e a vice foram recepcionados com um almoço - em que o prato principal foi o mapará, claro - em um barco ancorado no meio do rio Tocantins, já próximo a comunidade Cuxipiari Carmo.
"A abertura da pesca do mapará é um dos momentos mais importantes para a população rural e ribeirinha, para o povo cametaense, que em maioria, vive nessas regiões rurais. São quatro meses de espera, por isso que, quando acaba, a gente festeja, o governador sempre participa com a gente desse momento festivo, que movimenta a nossa economia. É importante o nosso governador estar aqui, pois faz com que esses pescadores se sintam representados, ele inclusive já foi ministro da Pesca, temos uma parceria forte que nos ajuda demais inclusive nesse trabalho de fiscalização e combate à pesca ilegal no período de defeso", finaliza o gestor municipal. |
Essa mensagem foi enviada para amazoniaacontece@gmail.com. |

Nenhum comentário:
Postar um comentário