PACIENTE AGRADECE ASSISTÊNCIA COM PLANTIO DE ÁRVORE NO REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS

Dona Socorro e 'seu' Charles durante o plantio


Charles Alves trouxe pé de mangueira direto do quintal dele, em Itaituba, no sudoeste do Pará, para o jardim do Hospital Regional, em Santarém

Um dia de contato com a natureza, felicidade e gratidão. Assim pode ser resumida a última sexta-feira (24) por conta da iniciativa de Charles Alves, 62 anos. Ele decidiu dar um presente aos colaboradores e usuários do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará.

Natural de Itaituba, município do sudoeste estadual, o paciente faz tratamento oncológico no HRBA há cerca de um ano. Faltando poucas sessões para o fim da radioterapia, ele e a esposa decidiram agradecer à equipe da unidade por toda atenção e o atendimento de excelência que receberam.

“Eu fico muito agradecido. Aqui no hospital sempre fui tratado muito bem. Fiquei abalado com a doença, mas graças a Deus apareceu este hospital na minha vida. Fico feliz”, afirma Charles.

A forma de agradecimento encontrada pelo casal foi levar um pé de mangueira direto do quintal deles para o jardim da unidade. E mais, plantado por ele próprio. De acordo com a esposa do paciente, dona Socorro Sousa Alves, Charles tem um talento para o plantio. Ele é responsável por várias árvores que cresceram e floresceram na casa dos dois.

“A gente trouxe a manga, tirou o caroço. E ele tem a mão ótima para plantar. Tudo o que ele planta, dá. Todo mundo fica admirado. Era o sonho dele e então pedimos à direção para fazer isso. Uma forma de agradecer e deixar o nome dele marcado para a família do Regional, para os funcionários, pacientes e acompanhantes. Para nós, é um prazer enorme”, explicou Socorro.

Com a ajuda de um dos jardineiros do hospital, o local para o plantio foi escolhido e aberto. E seu Charles fez questão de, com as próprias mãos, plantar a muda com todo o carinho e cuidado. Para eles, é uma forma de retribuir toda a assistência que receberam e ainda recebem dos profissionais da unidade.

E a promessa é que a árvore possa crescer e gerar frutos deliciosos. “Todo mundo que come essa manga diz que ela é muito deliciosa. Eu já tinha trazido para uma enfermeira que cuida dele, e ela também aprovou. Queremos agradecer aos médicos e colaboradores que sempre nos atendem bem. Quando eu cheguei aqui, chorei muito. Não conhecia ninguém, não sabia para onde ir. Mas a gente encontra tanta gente boa aqui. Então eu falo que é a família do Regional. É a nossa família também, porque cuida da gente”, destacou dona Socorro.

Localizado no oeste paraense, o Hospital Regional de Santarém é referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios. O HRBA é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), oferecendo assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento dele.

No ano passado, foram realizados mais de 37 mil (37.331) atendimentos oncológicos e foram identificados 992 novos casos da doença. A unidade oferta consultas, cirurgias e sessões de químio e radioterapias, além de exames como Mamografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética.

Mas além de promover uma assistência de excelência, um dos pilares do serviço promovido pelo hospital é a humanização. “Ver uma demonstração como essa só nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Nosso foco principal é sempre o bem-estar do paciente e, para isso, nossos colaboradores ofertam um atendimento humanizado, que cuida realmente do paciente. Essa árvore plantada no jardim simboliza bastante a nossa missão aqui”, ressalta o diretor geral da unidade, Éder Lúcio de Souza.

SERVIÇO

O HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto da Ascom HRBA

--


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.