OLHAR APURADO | ATENÇÃO NO CASO DAS JOIAS SE VOLTA PARA O ALMIRANTE

 

Bento Albuquerque, quando ainda comandava as Minas e Energia
Adriano Machado/Reuters

Enquanto todas as implicações jurídicas e políticas para os Bolsonaro no caso das joias ainda são avaliadas por aliados, adversários e pelo distinto público, um personagem importante do caso despertou o interesse dos colunistas do UOL: o almirante Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia do capitão, que participou da incorporação dos presentes ao solo pátrio.

Ricardo Kotscho se fez a pergunta pela qual provavelmente todo mundo já passou: por que militares demonstraram tanta fidelidade a Bolsonaro, até em casos com potencial tão explosivo quanto o de suspeita de descaminho de produtos? Ele não tem dúvida: pelos supersalários, que, no caso do almirante, chegaram a mais de R$ 1 milhão em apenas dois meses de 2020.

Josias de Souza, por outro lado, se pergunta se toda essa dedicação valeu a pena. Afinal, agora Albuquerque vai ter de se ver com a Receita e a PF. Bolsonaro, precisando demonstrar à plateia que ele também se revoltava com as altas nos preços dos combustíveis, ceifou a cabeça do almirante do corpo ministerial no ano passado. "Agora, o almirante descobre da pior maneira que pode ter perdido algo mais além da cabeça na sua passagem pela administração Bolsonaro", diz o jornalista.

 
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
 
  
Ministro dos cavalos: a realpolitik x o norte moral

E o ministro dos cavalos ficou. Tales Faria, analisando a realpolitik do papagaio que Lula resolveu pagar, declara Arthur Lira o vitorioso na batalha. A derrota ficou com o PT mesmo. Já Madeleine Lacsko acha que Lula definiu o que vai ser seu governo do ponto de vista da moral: "O trato da coisa pública será ao melhor estilo "House of Carguinhos", o estilo político de que o centrão gosta e o eleitor tem pavor."

Outros Olhares

José Roberto de Toledo
José Roberto de Toledo
Juscelino segue no cargo porque detém os votos para reforma tributária
Chico Barney
Chico Barney
MC Guimê virou sabonete e deixou de ser interessante no BBB 23
Paulo Vinicius Coelho (PVC)
Paulo Vinicius Coelho (PVC)
Chelsea e Benfica quebram escritas na Liga dos Campeões
Walter Casagrande Jr.
Walter Casagrande Jr.
Champions League: na Inglaterra, uma guerra; em Portugal, um massacre
Chico Alves
Chico Alves
Em poucas horas, Zé Trovão vai da 'diplomacia' às acusações a governo do PT
Leonardo Sakamoto
Leonardo Sakamoto
Bolsonaro queria as joias da Arábia para pé-de-meia ou caixa 2 eleitoral?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.