SHOWS GRATUITOS EM SANTARÉM ENCERRAM OS FESTIVAIS DIA DA AMAZÔNIA 2022
Santarém recebe neste sábado (10/09) o evento final dos Festivais
Dia da Amazônia 2022, que mobilizaram 150 mil pessoas em cidades como Belém,
Belo Horizonte, Macapá, Manaus, Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo, entre 3 e
4 de setembro, para celebrar o bioma e reforçar a necessidade urgente de se
garantir sua proteção.
A iniciativa em todo o país está sendo produzida pelas organizações socioambientais Reocupa, Namaloca, Psica, Negritar, Gira Mundo, Condô Cultural, NOSSAS, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Ja.Ca, Murerú Produções, Tapajós de fato, Na Cuia, Suraras do Tapajós, Projeto Saúde e Alegria, Movimentos pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Negritar, Conselho Indígena Tupinambá (CITupi), Movimento Tapajós Vivo (MTV), Terra de Direitos, Maré Cheia, Engajamundo, Mapinguari, LabExperimental, Megafone Ativismo e Utopia Negra, com o apoio de outras dezenas de instituições socioambientais.
Os shows gratuitos em Santarém, na Praça de Eventos Dr Anísio Chaves, Aeroporto Velho, começam às 18h e seguem até a meia-noite. A última apresentação prevista tem Suraras do Tapajós com Thaline Karajá e Maria Gadú. (programação completa abaixo)
O objetivo da mobilização tem sido atrair públicos diversos para, pela primeira vez desde que a data foi instituída por lei, em 2007, celebrar o Dia da Amazônia com grandiosidade. Levar a mensagem de que a Amazônia, que ocupa 52% do território brasileiro, está em todo lugar, muito além de suas fronteiras, e que o que acontece na floresta tem grande impacto no Brasil e no mundo também vem sendo um dos focos da iniciativa.
Centenas de ações descentralizadas por todo o país
Além dos festivais nas oito cidades, acontece até este sábado a Virada Cultural Amazônia de Pé (https://virada.amazoniadepe.org.br/), conduzida pela Campanha Amazônia de Pé (https://amazoniadepe.org.br/). A programação da Virada reuniu mais de 625 ações descentralizadas por todo o país, como oficinas, cine-debates, rodas de conversa e outras atividades organizadas de maneira autogestionada por seus proponentes, e demonstram que em todas as regiões do país os brasileiros estão atentos ao tema e querem participar dessa comemoração em defesa da Amazônia.
Programação - 10/09
Santarém
Nome: Festival Maní(Festar)
Organização: O Festival Maní(Festar) é feito coletivamente pelas
organizações: NOSSAS, Murerú Produções, Tapajós de fato, Na Cuia, Suraras do
Tapajós, Projeto Saúde e Alegria, Movimentos pela Soberania Popular na
Mineração (MAM), Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS),
Negritar, Conselho Indígena Tupinambá (CITupi), Movimento Tapajós Vivo (MTV),
Terra de Direitos, Maré Cheia e Engajamundo
Link:https://virada.amazoniadepe.org.br/
Programação (lineUp):
18h - Zek Picoteiro
19h - Teatro infantil - Vaca Lusa
19h30 - Bailado de Carimbó
20h - Trap de Santarém: Gp Rataria, Kovac, Kaus Mc, Prime, Iank
Miller, Monaliza, Alternativos
20h30 - Show Especial Vozes da Amazônia, com Chico Malta, Hermes Caldeira, Osmarino, Paulinho Barreto, Adrya Goes, Vitória Gatto e Cristina Caetano, Rawi, El Puxirum e Priscila Castro, Nato Aguiar, Silvan Galvão e Nilson Chaves
22h30 - Suraras do Tapajós convida Thaline Karajá e Maria Gadú
Local: Praça de Eventos Dr Anísio Chaves 39-169 - Aeroporto Velho
Horário: das 18 às 0h

Nenhum comentário:
Postar um comentário