O 7 de Setembro vai ter dose tripla de Bolsonaro em palanques pelo Brasil. Começa por Brasília de manhã no desfile cívico-militar, talvez com uma paradinha antes para um discurso num carro de som do agronegócio. Depois, Rio de Janeiro, com motociata e exibições da Marinha e da Aeronáutica em Copacabana. Ali Bolsonaro faz discurso, no trio elétrico do pastor Silas Malafaia, transmitido para a manifestação programada para a avenida Paulista, em São Paulo. .......................... O UOL acompanha os desfiles, a partir de 9h, e traz a cobertura completa em vídeo em duas edições do UOL News, às 11h e 17h. .......................... Aliados torcem para Bolsonaro não atacar Alexandre de Moraes nos desfiles do 7 de Setembro, para não afugentar eleitores indecisos, mas veem como quase inevitáveis as críticas às urnas eletrônicas. .......................... O PT vai monitorar as redes sociais ao longo do dia, sem disputar as ruas. Lula deve ficar em casa. .......................... No STF, a preocupação é com as polícias militares, especialmente no Rio de Janeiro. Ministros temem o envolvimento de policiais nas manifestações a favor de Bolsonaro. .......................... Bolsonaro mandou liberar o acesso de caminhões à Esplanada dos Ministérios, mas o governador do Distrito Federal disse que não vai permitir.
****************** CORRIDA ELEITORAL Lula 44% X 34% Bolsonaro é o resultado de pesquisa Quaest/Genial de intenção de voto para presidente. .......................... Pesquisa Ipec mostra Fernando Haddad com 36%, Tarcísio de Freitas com 21% e Rodrigo Garcia com 14% de intenção de voto para o governo de São Paulo. .......................... No Rio de Janeiro, Cláudio Castro tem 37%, contra 22% de Marcelo Freixo. .......................... Em Minas Gerais, o levantamento do Ipec mostra Romeu Zema com 47% e Alexandre Kalil com 31%. .......................... Ameaças feitas em grupos de WhatsApp levaram Fernando Haddad a cancelar a viagem que faria hoje a Presidente Prudente. .......................... Bolsonaro foge da CNN Brasil. Lula não quer saber da Jovem Pan. Quem conta é Ricardo Feltrin.
****************** CERCADINHO Bolsonaro, mais uma vez, bateu boca com uma jornalista durante uma entrevista. O motivo foi uma pergunta sobre a compra de imóveis pela família do presidente. "Seu marido vota em mim", foi parte da resposta. Novo erro, analisa José Roberto de Toledo, destacando a perda de votos de Bolsonaro entre as mulheres. Agiu como valentão da hora do recreio, diz Madeleine Lacsko. .......................... José Paulo Kupfer credita a rejeição a Bolsonaro à desconfiança da população de ser um cheque sem fundo eleitoral passado pelo presidente o conjunto de medidas aprovadas às vésperas da votação, como o Auxílio Brasil de R$ 600. .......................... Carlos Madeiro teve acesso a relatório de centros de estudo dos EUA e da Inglaterra que mostra a duplicação da área afetada pelo garimpo em terras ianomâmi durante o governo Bolsonaro.
****************** BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA Curiosidades sobre a Esquadrilha da Fumaça, atração das comemorações do Bicentenário da Independência em Brasília e no Rio. .......................... Na Bahia, Maria Felipa de Oliveira liderou exército feminino que deu "surra de planta" nos portugueses durante a luta pela independência. .......................... Dom Pedro 1º montado em mula, em vez de cavalo? O príncipe com disenteria? O que é verdade na viagem que antecedeu o 7 de Setembro. ****************** NA NEWSLETTER DA THAÍS OYAMA O tema do boletim desta semana é o teto de votos - e como é estimado - de Bolsonaro e de Lula. Para receber a newsletter, cadastre-se.
****************** NA NEWSLETTER NÓS NEGROS O julgamento, marcado para esta semana, de Paulo Lima, o Galo de Luta, ativista e articulador dos entregadores antifascistas, é o destaque do boletim. A acusação? Ter ateado fogo na estátua de Borba Gato. São duas edições por semana, terça e sexta. Inscreva-se. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário