POLÍTICA & ELEIÇÕES | O DIA MAIS IMPORTANTE PARA O PAÍS DESDE 1988

 

Logo-Estadao
Logo-News-P&E 
Estimado 8 min. de leitura
Não esqueça de mim ;)
Foto: André Dusek / Estadão - 1/9/1988
O dia mais importante desde a promulgação da Constituição que encerrou a ditadura
 

Por Daniel Fernandes

Em 1988, o Brasil encerrava definitivamente o período de exceção que começou com o golpe militar de 1964. Foi neste ano, em 5 de outubro, que a nova Constituição foi promulgada. Apontava-se o País para o futuro, sobretudo em busca de resolver as questões econômicas e sociais.

A Constituição era a conclusão de um processo de redemocratização do Brasil que começou anos antes, no começo da década de 1980.

Hoje, dia 7 de setembro de 2022, será o dia mais importante desde então. Em Brasília, Rio de Janeiro e de certa maneira em todo o Brasil, atos serão realizados majoritariamente por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro , que busca a reeleição. Ao fim do dia, saberemos se as manifestações ficaram dentro das quatro linhas dessa mesma Constituição.

Para entender a importância do 7 de Setembro de 2022, sugiro a leitura da coluna de Eliane Cantanhêde. Para a colunista, o presidente usa o bicentenário como último lance, ou ofensiva, para tentar virar o jogo da eleição. Ou a guerra.

Em outra análise, o repórter especial Marcelo Godoy mostra como um general lembrou da postura de seus colegas americanos, que disseram ao então presidente Donald Trump que usar um desfile militar para fins políticos não era o que se fazia nos Estados Unidos, mas coisa de ditadores.

Para entender o 7 de Setembro, sugiro acompanhar a cobertura em tempo real do Estadão. Haverá também análises e uma série de reportagens mostrando os desdobramentos das manifestações.

Por enquanto, deixo vocês com a coluna de Paulo Hartung. É democracia ou democracia. 

Até amanhã.

 

POLÍTICA
Não esqueça de mim ;)
Foto: Wilton Junior/Estadão
PM antecipou o bloqueio da Esplanada dos Ministérios; entenda os motivos

Policiais usaram até mesmo blocos de concreto para interditar avenida que dá acesso aos prédios do Congresso e do STF.
Compartilhe nas redes
    
CAMPANHA
Não esqueça de mim ;)
André Dusek/Estadão
Vamos ou não vamos ter segundo turno nas eleições presidenciais? Leia análise

Resposta passa pelos eleitores do atual presidente. Bolsonaro tem uma parcela de seguidores fiéis, mas isso será suficiente para garantir um segundo turno?
Compartilhe nas redes
    
Estadão Verifica
Checagem de fatos e desmonte de boatos
FALSO
 
Vídeo faz apologia ao crime ao incentivar eleitor a escrever voto na seção eleitoral

É falso que eleitor possa colocar o número do candidato em que votará para auditar a eleição; prática em questão é crime eleitoral. Confira.
ENGANOSO
 
Retirada de produtores de arroz de terras indígenas não foi determinação de Lula

Saída de acricultores ocorreu por decisões da Justiça Federal em 2006 e 2012, não por determinação do ex-presidente. Entenda o caso.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.