HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS, EM SANTARÉM-PA, RECEBE RECONHECIMENTO DE INSTITUTO



Comenda Frei Lucas Tupper foi concedida nas comemorações do aniversário de 15 anos do curso de Farmácia do IESPES


Na última segunda-feira (29), o Hospital Regional do Baixo Amazonas recebeu a comenda “Lucas Tupper”, concedida pelo curso de Bacharelado em Farmácia do Instituto Esperança de Ensino Superior de Santarém (IESPES). Trata-se de um reconhecimento pelos serviços importantes prestados à sociedade e participação enriquecedora na evolução da Farmácia em Santarém, recebido durante as comemorações do 15º aniversário do curso.

A comenda leva o nome de Frei Lucas Tupper, frade franciscano que criou a Fundação Esperança, que leva saúde para comunidades carentes da região amazônica. Hoje, o projeto inclui também o Centro de Educação Profissional Esperança (Cepes) e o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), instituições privadas, sem fins lucrativos, que estão comprometidas com o desenvolvimento da região.

Claudileia Galvão Buchi, coordenadora do Departamento de Ensino e Pesquisa do HRBA, destaca o fortalecimento da parceria entre a unidade e a instituição de ensino na formação dos novos profissionais. “Juntos promovemos a construção de um ensino na saúde tendo como base os princípios e diretrizes do SUS. Receber a comenda representa o compromisso que o hospital tem com a sociedade de ofertar uma assistência segura e humanizada”, declara a coordenadora.

Sândrea Queiroz, gerente de Farmácia que recebeu o reconhecimento em nome da unidade durante o evento, ressalta que o estágio realizado pelos futuros farmacêuticos no ambiente de farmácia hospitalar traz um novo olhar sobre as rotinas da profissão. “Os relatos que recebemos é que há uma ‘virada de chave’ nos estagiários que atuam de forma prática na farmácia hospitalar. Com essa experiência eles reconhecem a importância de trabalhar junto a uma equipe multiprofissional e ao paciente”, explica Sândrea.

No último ano, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, que pertencente ao Governo do Estado e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, recebeu 20 estagiários da área de Farmácia. Na unidade, os estudantes têm a oportunidade de passar por diversos setores em que há a atuação dos farmacêuticos, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI), clínica adulto e pediátrica, setor de oncologia, entre outros, o que colabora para uma formação especializada.

“Ficamos imensamente satisfeitos com esse reconhecimento, pois há uma sensação de dever cumprido. Além da assistência aos pacientes, o HRBA tem como missão o desenvolvimento técnico dos profissionais da área da saúde, não só de residência médica, mas também na formação das especialidades multidisciplinares”, corrobora Epifânio Pereira, diretor Técnico do Regional.





JULYANA PAIVA DA SILVA

ASSISTENTE DE COMUNICAÇÃO 






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.