HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS, EM SANTARÉM-PA, RECEBE RECONHECIMENTO DE INSTITUTO
Comenda Frei Lucas Tupper foi concedida nas comemorações do aniversário de 15 anos do curso de Farmácia do IESPES
Na última segunda-feira (29), o Hospital Regional do Baixo Amazonas recebeu a comenda “Lucas Tupper”, concedida pelo curso de Bacharelado em Farmácia do Instituto Esperança de Ensino Superior de Santarém (IESPES). Trata-se de um reconhecimento pelos serviços importantes prestados à sociedade e participação enriquecedora na evolução da Farmácia em Santarém, recebido durante as comemorações do 15º aniversário do curso.
A comenda leva o nome de Frei Lucas Tupper, frade franciscano que criou a Fundação Esperança, que leva saúde para comunidades carentes da região amazônica. Hoje, o projeto inclui também o Centro de Educação Profissional Esperança (Cepes) e o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), instituições privadas, sem fins lucrativos, que estão comprometidas com o desenvolvimento da região.
Claudileia Galvão Buchi, coordenadora do Departamento de Ensino e Pesquisa do HRBA, destaca o fortalecimento da parceria entre a unidade e a instituição de ensino na formação dos novos profissionais. “Juntos promovemos a construção de um ensino na saúde tendo como base os princípios e diretrizes do SUS. Receber a comenda representa o compromisso que o hospital tem com a sociedade de ofertar uma assistência segura e humanizada”, declara a coordenadora.
Sândrea Queiroz, gerente de Farmácia que recebeu o reconhecimento em nome da unidade durante o evento, ressalta que o estágio realizado pelos futuros farmacêuticos no ambiente de farmácia hospitalar traz um novo olhar sobre as rotinas da profissão. “Os relatos que recebemos é que há uma ‘virada de chave’ nos estagiários que atuam de forma prática na farmácia hospitalar. Com essa experiência eles reconhecem a importância de trabalhar junto a uma equipe multiprofissional e ao paciente”, explica Sândrea.
No último ano, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, que pertencente ao Governo do Estado e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, recebeu 20 estagiários da área de Farmácia. Na unidade, os estudantes têm a oportunidade de passar por diversos setores em que há a atuação dos farmacêuticos, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI), clínica adulto e pediátrica, setor de oncologia, entre outros, o que colabora para uma formação especializada.
“Ficamos imensamente satisfeitos com esse reconhecimento, pois há uma sensação de dever cumprido. Além da assistência aos pacientes, o HRBA tem como missão o desenvolvimento técnico dos profissionais da área da saúde, não só de residência médica, mas também na formação das especialidades multidisciplinares”, corrobora Epifânio Pereira, diretor Técnico do Regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário