CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL E NO MUNDO

 

 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 173.668.203 contaminados e 3.738.417 mortos no mundo. No Brasil são 16.984.218 contaminados e 474.414 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 2,15 bilhões. No Brasil são 73.239.620 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
 
À FRENTE NA VACINAÇÃO
 
A campanha de imunização contra a Covid-19 no país caminha de diferentes formas em cada estado, apesar das doses serem distribuídas de forma igualitária e proporcional às populações. Dentre os estados que mais aplicam as vacinas recebidas, estão o Rio Grande do Norte, que utilizou 93,15% do montante disponível, Alagoas, que administrou 89,2% das doses recebidas, e Roraima, com 86% das unidades que chegaram do Ministério da Saúde já aplicadas. Por outro lado, o Amazonas e o Acre são os estados que menos utilizaram os imunizantes recebidos, com apenas 52,6% e 59%, respectivamente. A maioria dos estados e o Distrito Federal já administraram entre 70% e 80% das doses disponíveis.
 
MISTURA DE DOSES
 
Com a descoberta de novas variantes do coronavírus e as constantes limitações de fornecimento de vacinas, a ideia de misturar doses de diferentes imunizantes tem ganhado força. Atualmente existem uma série de estudos em andamento sobre o assunto e, recentemente, dados de testes com misturas e combinações foram publicados na Espanha e no Reino Unido. Um dos pontos positivos dessa mescla é a flexibilização dos programas de vacinação, já que não seria necessário travar todo o calendário quando um determinado imunizante acaba. Países da Europa já estudam adotar o plano de combinar Oxford/AstraZeneca e Pfizer.
 
ISOLAMENTO EM QUEDA
 
O índice de isolamento social no estado de São Paulo em meio ao feriado prolongado de Corps Christi foi de 40%, o segundo pior registrado neste ano, segundo dados do Sistema Inteligente de Monitoramento do governo. Para especialistas, a taxa mínima para surtir efeito contra o avanço do vírus deve ser de 70%. A baixa adesão ocorre em um momento crítico da pandemia, uma vez que o estado está com 81,7% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados. Uma das cidades que registraram aglomeração nos últimos dias foi Campos do Jordão. Por causa disso, a prefeitura local deve anunciar nesta terça-feira medidas mais restritivas.


Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.