AMAZÔNIA SE REÚNE PARA DISCUTIR A SALVAGUARDA DA CAPOEIRA
O evento é promovido
pelo Iphan em parceria com coletivos de salvaguarda da capoeira na região Norte
e nos estados do Maranhão e Mato Grosso
De 2 a 4 de julho, capoeiristas dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins participam do webinário “A Salvaguarda da Capoeira da Amazônia Legal”. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, em parceria com os coletivos de salvaguarda da Capoeira na região, o evento será transmitido no Canal do Youtube da Rede Casas do Patrimônio no Pará.
São convidados a
participar mestres, contramestres, professores, instrutores e alunos de
capoeira dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. “O objetivo do
webinário é criar um espaço de trocas de experiências visando a construção de
estratégias conjuntas para elaboração de Planos de Salvaguarda da Capoeira nos
diferentes estados, com vistas a planejar e executar ações integradas”, explica
a chefe da divisão técnica do Iphan Roraima e antropóloga, Larissa Guimarães.
O registro da Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil ocorreu no ano de 2008 e possui amplitude nacional, ou seja, é um bem cultural acautelado em todos os estados brasileiros. Devido às variações regionais e locais, cada unidade da federação deve realizar o trabalho de elaboração e publicação do seu Plano de Salvaguarda com o objetivo de garantir a valorização, a promoção e a sustentabilidade cultural da capoeira.
“Com a participação ampla dos coletivos da capoeira, esperamos avançar na implementação da Política Nacional de Patrimônio Imaterial, além de fortalecer a atuação das superintendências no campo de promoção e sustentabilidade da salvaguarda da Capoeira nos estados e incentivar a rede de apoio de detentores e de técnicos que atuam em processos de salvaguarda”, destaca o técnico em Antropologia do Iphan-PA, Cyro Lins.
São parceiros do Iphan na organização do webinário o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira do Acre, o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira do Estado do Amapá, o Conselho de Mestres de Capoeira do Amazonas, o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira do Pará, o Conselho de Mestres de Capoeira do Amazonas, o Coletivo da Salvaguarda da Capoeira no Maranhão, o Fórum de Capoeira de Mato Grosso, Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira em Roraima e o Conselho de Mestres de Capoeira do Amazonas Comitê Gestor para Salvaguarda da Capoeira no Tocantins.
SERVIÇO:
Webinário a Salvaguarda da Capoeira da Amazônia Legal
Data: 2 a 4 de julho (sexta a domingo), a partir de
20h (horário de Brasília)
Transmissão: Canal do Youtube da Rede Casas do
Patrimônio no Pará.
Acesse a
Programação



Nenhum comentário:
Postar um comentário