CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL E NO MUNDO

 


Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 170.384.848 contaminados e 3.542.587 mortos no mundo. No Brasil são 16.515.120 contaminados e 461.931 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 1,86 bilhão. No Brasil são 67.810.393 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
ESTADOS MAIS AVANÇADOS
 
Assim como o número de casos e mortes por Covid-19 no Brasil tem variações de uma região para outra, o de vacinação também oscila muito. Dentre os estados que mais avançaram na quantidade de pessoas imunizadas na última semana com ao menos uma dose estão Roraima, Rio de Janeiro e Alagoas. Destes, o Rio lidera a lista, com um incremento de 11,58% - ou pouco mais de 350.000 pessoas inoculadas. Logo atrás aparecem Roraima, com aumento de 11,56%, e Alagoas, de 10,1%. Do lado oposto, os estados que menos progrediram na campanha no mesmo período foram Pará, com aumento de apenas 1%, Paraná (3%) e Acre (3,9%).
 
VACINAÇÃO NO RIO
 
A cidade do Rio de Janeiro inicia nesta segunda-feira a imunização da população em geral, abaixo de 60 anos. No primeiro dia, será a vez de mulheres com 59 anos, no segundo, de homens com a mesma idade, e no terceiro uma repescagem. Depois, o calendário avança de forma decrescente. A expectativa da gestão municipal é vacinar 90% da população adulta carioca, cerca de 4,7 milhões de pessoas, em cinco meses, terminando em 23 de outubro. Para isso, a prefeitura depende que as remessas do Ministério da Saúde cheguem no prazo. Até o momento, 3,1 milhões de vacinas foram aplicadas na capital fluminense, entre primeira e segunda dose.
 
COMBINAÇÃO DE DOIS IMUNIZANTES
 
O Brasil será sede de um estudo inédito que busca avaliar a eficácia da combinação de duas vacinas contra a Covid-19: Oxford/AstraZeneca e Clover. A expectativa é que cerca de 600 pessoas participem das fases 1 e 2 do teste clínico, liderado pela pesquisadora Sue Ann Clemens, que também está à frente dos estudos fase 3 das vacinas de Oxford e da Clover no Brasil. A ideia é que a pesquisa aconteça no Nordeste, Sul e Sudeste, em centros que já tenham estrutura para trabalhar com imunizante de vetor viral e que recrutem rápido. Os trabalhos devem começar em julho.
 
COPA AMÉRICA SUSPENSA
 
A Conmebol - entidade que gerencia o futebol na América do Sul - suspendeu a Copa América deste ano, que estava prevista para começar no dia 13 de junho, na Argentina, devido ao agravamento da pandemia no país. A confederação estuda ofertas de outros países para realizar a competição, mas não descarta o cancelamento total. O torneio, que deve acontecer entre 13 de junho e 10 de julho, seria inicialmente sediado por Argentina e Colômbia, mas o segundo país desistiu por causa da crise social e dos violentos protestos que tomaram a nação. Outro evento de grande porte que está sob ameaça da Covid-19 são os Jogos Olímpicos de Tóquio.


Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.