CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL E NO MUNDO

 


Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 168.450.716 contaminados e 3.499.710 mortos no mundo. No Brasil são 16.274.695 contaminados e 454.429 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 1,74 bilhão. No Brasil são 64.650.164 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
PRODUÇÃO NACIONAL
 
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o governo deve assinar na próxima semana um contrato de encomenda tecnológica com a AstraZeneca que vai possibilitar a fabricação do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), necessário para produção da vacina contra a Covid-19, pela Fiocruz em âmbito nacional. Com isso, segundo Queiroga, a expectativa é que toda a população acima de 18 anos seja vacinada até o fim de 2021. Atualmente, o Brasil depende de insumo importado da China para a vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, e a CoronaVac, pelo Instituto Butantan.
 
VACINAS PARA JUNHO
 
O Ministério da Saúde diminuiu em 16% a quantidade de doses de vacinas contra a Covid-19 previstas para serem entregues em junho. De acordo com o cronograma da pasta, são esperadas 43,8 milhões de unidades para junho e não mais as 52,2 milhões estimadas anteriormente. Ainda assim, o montante é cerca de 35,8% a mais do que a cota recebida em maio. Segundo a Saúde, a redução na previsão ocorreu em razão da falta de insumos para produção dos imunizantes de Oxford e CoronaVac. Para o próximo semestre, a previsão ainda é trimestral, sendo 176,1 milhões de doses para o terceiro trimestre e 310,5 milhões para o quarto.
 
LOTE DA PFIZER
 
O Brasil recebeu um novo lote com 629.460 doses da vacina produzida pela Pfizer em parceria com a BioNTech. Foi a quinta remessa de imunizantes da farmacêutica a chegar ao país, totalizando mais de 3,4 milhões de unidades. Os antígenos enviados até o momento foram fabricados em Püurs, na Bélgica, ou Kalamazoo, nos Estados Unidos. As novas doses ficarão armazenadas no Centro de Distribuição Logístico do Ministério da Saúde, em Guarulhos, até serem despachadas aos estados. Para o próximo mês, está prevista a chegada de mais 12,8 milhões de doses, entregues pela própria farmacêutica e pelo consórcio Covax.
 
COBRANÇA POR RESPOSTAS
 
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu que as agências de inteligência do seu país intensifiquem as investigações sobre a origem do novo coronavírus. O democrata cobrou a entrega de um relatório com os resultados da apuração em até 90 dias. O objetivo da investigação é determinar se a Covid-19 surgiu de uma fonte animal, principal hipótese, ou de um acidente de laboratório. Segundo Biden, a inteligência dos EUA já publicou uma primeira análise, "mas não chegou a uma conclusão definitiva". O país lidera a campanha para que o governo chinês melhore a transparência sobre os eventos que levaram à disseminação do vírus.


Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.