CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL E NO MUNDO

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 73.573.455 contaminados e 1.637.805 mortos no mundo. No Brasil são 6.970.034 contaminados e 182.799 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

PLANO DE VACINAÇÃO

A pedido do STF, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, divulgou um documento em que detalha as cinco fases do plano de vacinação contra a Covid-19. De acordo com o texto, a previsão de distribuição para estados e Distrito Federal é de até cinco dias após o aval da Anvisa. Segundo o ministro, toda a população terá recebido as doses em um ano, com período de imunização para cada grupo prioritário de aproximadamente trinta dias. O prazo dependerá "do quantitativo de imunobiológico disponibilizado para uso". Pazuello também confirmou no documento que até o momento nenhuma empresa pediu autorização para uso emergencial.

NOVA DIRETORA

A Anvisa escolheu Meiruze Sousa Freitas para comandar a área de Medicamentos, Produtos Biológicos e Alimentos, responsável pela concessão de registro de vacinas. Ela já ocupava a diretoria de Fiscalização e, agora, vai acumular as duas pastas, pelo menos até a chegada de um novo diretor. Meiruze é servidora de carreira e chegou à diretoria da agência por indicação do presidente Jair Bolsonaro. Sua escolha para comandar o departamento de vacinas agradou a área técnica, já que se trata de uma concursada do órgão, onde ingressou em 2007. Desde então ela já foi coordenadora, gerente, supervisora e diretora-adjunta de diversas áreas.

VACINAS NO MUNDO

A FDA, agência de saúde dos EUA, publicou um documento sobre os estudos com a vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica Moderna e reconheceu sua segurança e eficácia . A documentação funcionará como um direcionamento para a reunião de um comitê independente que avaliará os dados oferecidos pelo laboratório para dar o parecer sobre o uso emergencial do medicamento. Já na Europa , a agência de medicamentos do bloco deve aprovar o imunizante produzido pela Pfizer em reunião marcada para a próxima segunda. Assim que um comitê recomendar o registro do fármaco, a Comissão Europeia irá acelerar o seu processo para autorizar o uso em todos os países membros.


DOSES DE OTIMISMO

A eficiência de vacinas contra o coronavírus fazem parte do cenário base do Banco Central para a retomada econômica . De acordo com a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), os resultados de testes com os imunizantes abrem um processo de normalização da economia mundial, apesar dos efeitos não serem sentidos em um primeiro momento. A evolução da pandemia e dos planos de vacinação está diretamente ligada à evolução das políticas monetárias mundo afora, inclusive no Brasil. O Copom salienta, entretanto, que o fim do auxílio emergencial no país e o aumento de casos geram incerteza a curto prazo.


FESTA CANCELADA

A prefeitura do Rio de Janeiro cancelou a festa oficial de Réveillon da cidade por causa da pandemia. A decisão foi comunicada pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) após uma reunião com secretários para fazer um balanço do fim do mandato. Antes, a intenção era fazer a comemoração sem a presença do público e sem queima de fogos, mas com festa on-line, em pontos turísticos da capital. "É uma decisão necessária para a proteção de todos", afirmou Crivella. Mesmo com as festas oficiais canceladas em diversas cidades, os brasileiros não deixarão de celebrar, o que fez a busca pelos testes de Covid-19 atingirem o maior patamar desde março.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.