A REAL SITUAÇÃO DA PANDEMIA EM FARO-PA

 


o gerente de atendimento, Yordanis Pérez Vargas, e a coordenadora Izabel Pinto, são o primeiro e a segunda na foto, da esquerda para a direita

Como está acontecendo em todo o mundo, também no pequeno município de Faro, oeste do Pará, a segunda onda (se é que a primeira terminou por aqui) chegou e, se é que faltava acontecer um óbito para que a população acreditasse nessa terrível realidade, já não falta mais: o primeiro óbito aconteceu na manhã deste domingo, 20 de dezembro, e a vítima foi uma senhora de 66 anos.

O município possui hoje 49 casos ativos, e outros quatro pacientes internados: uma em Faro, um em Parintins e 2 em Manaus-AM.

O município de Faro, com pouco mais de 7 mil habitantes conta com apenas quatro leitos para atender sua população; os recursos são precários e a equipe de saúde local se desdobra para atender os casos que se apresentam.

O Gerente de Atendimento ao Covid em Faro, Yordanis Pérez Vargas, e a Coordenadora do Atendimento ao Covid, enfermeira Izabel Pinto, que prestam atendimento aos atingidos pela pandemia no município, deram seus depoimentos alertando para o perigo desse momento, e o impacto que a pandemia pode vir a causar na população local e também à necessidade de que ela se preocupe mais com os cuidados necessários para a prevenção da doença.

LEIAM ABAIXO AS SUAS RECOMENDAÇÕES...

“As medidas mais básicas vêm sendo ditas, mas não custa repetir: USO OBRIGATORIO DE MÁSCARAS, lavar as mãos constantemente, tossir ou espirrar tampando o rosto com a parte interna do cotovelo, evitar beijos, abraços e aglomerações. Sempre que possível, o ideal é mesmo promover o distanciamento social.

A recomendação é cancelar reuniões, congressos, eventos que não sejam imprescindíveis. Evitar ambientes fechados e cheios, e até mesmo nos locais de trabalho. E ficar muito atento ao próprio corpo. Quem tiver sintomas leves e puder, tem que ficar em casa.

De um modo geral, quantas vezes as pessoas correm para o hospital quando ficam com uma gripe? Quase nunca, né? E muitas vezes ainda vão trabalhar. Agora têm que ficar em casa. Cada pessoa que tiver manifestação clínica tem responsabilidade de não propagar a doença, de não colocar ninguém em risco...

Hoje estamos reabrindo a UBS do bairro Morumbi com o objetivo de melhorar o atendimento de toda a população farense; seja protagonista hoje que vc e seus seres mais queridos vão agradecer, aproveite hoje que nunca é tarde para cuidar da sua saúde e dos demais...”

 


Fonte/Foto: z fioravante, para <amazôni@contece>/Arquivo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.