RESUMO DO DIA – EDIÇÃO DA NOITE | TERÇA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO DE 2020

  


GOVERNO VAI RECORRER PARA NÃO PAGAR PARCELAS EXTRAS DE AUXÍLIO AO AMAPÁ

 

O governo decidiu que vai recorrer da decisão proferida na semana passada pelo juiz federal da 2ª vara, João Bosco Costa Soares da Silva, que concedeu o direito de pagamento de mais duas parcelas de R$ 600 do auxílio emergencial para a população carente do Amapá, que sofre ainda as consequências de um apagão de energia no Estado.

De acordo com fontes ouvidas pela colunista do UOL Carla Araújo, a equipe econômica já bateu o martelo sobre o recurso, que será feito via AGU (Advocacia-Geral da União). Uma das críticas que vinha sendo feita pelo governo é que a população brasileira não pode arcar com um prejuízo que seria de responsabilidade de uma empresa privada.

Hoje, em audiência virtual da comissão mista que acompanha ações relacionadas à covid-19 no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que a LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia), empresa responsável pela subestação, avisou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em abril que teria dificuldades para lidar com eventuais falhas no serviço em virtude da pandemia.

Na audiência, o diretor da Aneel, André Pepitone da Nóbrega, confirmou que a LMTE enviou um documento à agência sobre o assunto, assim como outras empresas, mas negou que tenha ocorrido falhas de fiscalização.

Um projeto apresentado por Randolfe propõe criar um fundo que reúna doações e recursos de ações na Justiça para compensar financeiramente as populações afetadas pelo apagão. A ideia, segundo Randolfe, é reparar os cidadãos que sofreram danos de ordem material, imaterial e até moral com a privação de energia elétrica e seguem sofrendo com o racionamento: fome, eletrodomésticos estragados, estoques de comerciantes perdidos e problemas de saúde após beber água suja ou contaminada.

Até o momento, no 15º dia do apagão, o fornecimento de energia elétrica ainda não foi totalmente restabelecido.

 

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

 

- Boulos: 'Democracia não é só governar com quem concorda com você'

 

 - STJ suspende análise de recursos de Flávio Bolsonaro sobre 'rachadinha'

 

- Instituição britânica: Taxa de transmissão de covid no Brasil volta a subir 

 

- Governo de SP publica decreto que prorroga quarentena até 16 de dezembro.

 

Fonte/Foto: Mariana Tramontina, do UOL


 

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.